Como vender pelo WhatsApp: Dicas, técnicas e estratégias para potencializar suas vendas! | Evipes Blog

Como vender pelo WhatsApp: Dicas, técnicas e estratégias para potencializar suas vendas!

Marketing Digital

Blog

O que era um espaço só de conversas pessoais, se tornou também um meio para investir no no processo de vendas, seja você produtor ou afiliado. Mas vender pelo WhatsApp é realmente uma boa?

Pense que é o aplicativo mais usado pelos brasileiros e uma pessoa visualiza a sua conta de 70 a 150 vezes por dia. É fato que o marketing precisa estar onde seus potenciais clientes estão. Eles estão no WhatsApp, então sua empresa também precisa estar! Estreitar relacionamento com seus clientes, ser apoio para dúvidas e criar conteúdos que tenham o objetivo de venda são alguns dos pontos que o app traz de benefícios.

Vamos falar mais sobre como usar esse aplicativo tão popular para potencializar as suas vendas. Continue lendo e saiba tudo!

WhatsApp Business: Entenda como funciona e como usá-lo ao seu favor!

whatsapp business

Vender pelo WhatsApp é tão uma boa jogada, que o próprio aplicativo criou um app exclusivo para esse tipo de serviço. O WhatsApp Business é feito para empresas, principalmente as que são de menor porte e negócios individuais.

Para instalar não tem segredo: é só ir na lojinha de app do seu celular e baixar. Ele possui ferramentas específicas para te auxiliar nas vendas e melhorar a comunicação com seus clientes.

Na hora de preencher as informações, ele oferece mais espaço para completar o perfil do que no app tradicional. Você pode colocar o seu endereço, site, e-mail, segmento, horário de funcionamento e até o telefone fixo. Assim o cliente tem acesso às suas principais informações só clicando no contato. Por isso é importante prestar atenção no que colocar, pois será o seu cartão de visita.

Sendo um perfil comercial, o usuário sabe que está falando com alguém em nome da empresa. Isso dá mais segurança na hora de tirar dúvidas e comprar, mostrando que a marca é séria.

Mensagens automáticas

Outro diferencial em relação ao app comum, é que você pode programar mensagens automáticas como resposta. Se alguém falar com você, é possível deixar programado uma saudação, como “Olá, tudo bem? Como posso te ajudar?”. Além de criar respostas de horário de funcionamento quando receber mensagens fora do expediente. Deixando o cliente informado que ele não será respondido naquele momento, mas assim que o horário de trabalho voltar, ele terá sua resposta. Isso é especialmente interessante porque nos tempos atuais, em que estamos todos conectados o tempo todo, deixar o cliente sem uma resposta pode causar uma má impressão. Ele sente que não lhe foi dado atenção, sendo um ponto crucial na hora de não escolher a sua marca para comprar o produto. Então deixá-lo avisado é uma ferramenta a favor da sua empresa.

Listas segmentadas

Como em outras estratégias de marketing, é importante saber em qual estágio cada cliente está na hora de enviar conteúdos. Por isso, é essencial que você segmente a sua lista para que ele possa receber a mensagem certa para trilhar o caminho de compra. Pensando nisso, a versão Business te dá a possibilidade de criar etiquetas/tags que possam identificar cada cliente. Você pode organizar como “topo, meio e fundo de funil”, “pagamento pendente”, “pagamento finalizado” e por aí vai.

E o melhor de tudo: o aplicativo tem métricas. Provavelmente você já ouviu aquela frase: “Tudo que pode ser medido, pode ser melhorado”. Portanto toda estratégia de marketing que possa ser bem sucedida, depende de números. Ali você tem acesso ao número de mensagens enviadas, quantas foram entregues, recebidas e lidas. Assim pode mensurar como suas estratégias estão indo, e decidir a partir dali, continuar ou mudar o foco.

Como vender pelo WhatsApp

whatsapp para vendas

Mas afinal, como vou vender pelo WhatsApp?

A verdade é que não é muito diferente das estratégias que você já usa no e-mail marketing e nas redes sociais. Como qualquer ação de marketing, é preciso organização, saber quem é o seu cliente para criar uma comunicação adequada, testar e analisar os resultados.

Não envie mensagem sem autorização

Antes de saber como fazer sua estratégia, é preciso ter a consciência que enviar mensagem para os contatos sem que eles tivessem procurado esse serviço, é um tiro no pé. Você gostaria de receber mensagens da empresa sem ter autorizado? Não né!? Então saiba que a sua lista de contatos precisam ter concordado em estar ali.

Crie sua lista com materiais gratuitos

Como na lista de contatos do seu e-mail marketing, é preciso chamar os clientes para o WhatsApp de forma chamativa e que lhe ofereça algo em troca. Uma boa tática é criar um material atrativo em troca do contato. Esse material pode ser um e-book, um cupom de desconto personalizado, uma oferta única, etc. Quando ele fizer o download, por exemplo, ele mandará o número e aceitará receber informações pelo app. Valorize seu cliente por querer estabelecer uma comunicação com você.

Segmente seu contatos

Não existe venda, se você enviar o mesmo conteúdo para todas as pessoas. É preciso segmentar quem é quem. Em qual estágio do funil de vendas elas estão. Qual o perfil daquele cliente. Desta forma, ele receberá o conteúdo perfeito para ele. Por isso, organize os contatos com as tags de acordo com estágio em que elas estão. A partir disso, crie as mensagens conforme com o que ela está preparada para receber naquele momento. Uma pessoa que não conhece sua empresa precisa de um tipo de conteúdo. A que está focada em comprar, é outro. A que já é um cliente, é completamente diferente.

Faça um cronograma de envio

Não dá para enviar mensagens aleatórias quando der na telha. É preciso criar um cronograma, assim como você deve ter para os posts em redes sociais e disparo de e-mail marketing. Faça uma organização de quando será enviado, quais mensagens para quais grupos e assim crie uma linha de comunicação com o cliente que faça sentido. Não encha o seu potencial cliente de mensagens, tem que haver um equilíbrio para não cansá-lo, e conteúdos e abordagens que sejam pensadas de forma estratégica.

Não crie grupos

Grupos no WhatsApp são para descontração ou então discussões sobre temas específicos. Criar um grupo com ofertas, conteúdos ou qualquer outra coisa é uma péssima ideia. Primeiro que o cliente não se sente único e a ideia de uma comunicação mais próxima vai por água abaixo. Valorize o diálogo pessoal.

Além disso, quem lê tudo em conversas de grupo? Se a sua intenção é enviar o mesmo conteúdo para várias pessoas, sem ter o trabalho de fazer uma por uma, a lista de transmissão vai ser sua melhor amiga. É só criar uma lista selecionando quais são os contatos (lembrando de sempre juntar quem está no mesmo estágio do funil) e enviar a mensagem. Você envia para todos ao mesmo tempo, mas a mensagem chega individualmente. Ou seja, quando o usuário te responder, será em uma janela individual.

Não envie apenas ofertas

Você pode, sem problema nenhum, enviar ofertas para seus clientes pelo WhatsApp Business. Mas, não é só isso né? As pessoas gostam de receber conteúdos, por isso, diversifique seus mensagens. Alterne entre conteúdo relevante e propagandas, lembre-se de entregar valor para o cliente e mostrar que você tem o produto que pode solucionar o problema dele.

Divulgue em outras plataformas

Tenha o seu contato do WhatsApp Business no seu site e nas suas redes sociais. Assim cada vez mais você pode aumentar a sua lista e oferecer uma comunicação mais agilizada com o cliente.

Converse com seu cliente

vendas como afiliado pelo whatsapp

O WhatsApp é um meio de comunicação rápida, então tenha alguém só para responder as mensagens. Tire dúvidas, mande áudios explicando, vídeos, fotos. Estabeleça uma relação de confiança e cuidado com o seu cliente.

Use o WhatsApp Web

Poder usar o aplicativo pelo computador é uma grande facilidade. Pode ser que você digite rápido pelo celular, mas a facilidade do computador é bem maior. É mais simples acompanhar as conversas e menos possibilidade de erros de digitação e afins.

Porque o WhatsApp é uma boa forma de se relacionar com os clientes?

A resposta é simples: é um meio muito pessoal. Isso porque ele nasceu de uma ideia de aplicativo para as pessoas se comunicaram de forma mais rápida e estreitar relações. Além de ter uma estratégia de envio de conteúdos, ali ele pode tirar suas dúvidas, pode ser auxiliado como usar tal produto, pode mandar reclamações e mensagens positivas sobre sua marca.

Mantendo um relacionamento bom, em que ele seja bem atendido, as chances de fidelização desse cliente são altas. Lembre-se que a ideia nunca é só ter um cliente e conseguir outros. Manter o que já comprou para futuras compras é essencial.

Dicas para vender mais usando essa ferramenta

vendas online

Anotou todas as dicas lá em cima de como vender pelo WhatsApp? Então é hora de colocar a mão na massa. A base é: tenha um plano de conteúdos, segmente seus contatos, ouça seus clientes e acompanhe os resultados. A fórmula de venda pelo aplicativo é saber como se comunicar com seu cliente.

Se você ainda não tem o WhatsApp Business para se relacionar com seus clientes, está na hora de ter um. Hoje o mundo da tecnologia nos oferece cada vez mais ferramentas para que possamos vender e melhorar a comunicação com nosso público. Devemos usar e abusar de tudo, como moderação e sabedoria.

Este artigo te ajudou? Conta pra gente!