Evipes - O Checkout dos Campeões

Tráfego orgânico: O que é, quais os benefícios e qual o investimento necessário!

Marketing Digital

Blog

Tráfego é um conceito extremamente importante para que deseja ter um negócio na internet. E se você não está familiarizado com o termo, fique tranquilo que irei explicar. Tráfego nada mais é do que o fluxo de visitantes do seu site, ou seja, a sua audiência.

Quando você diz que está gerando tráfego para o seu site significa que você está levando pessoas para o seu site. No artigo de hoje vamos nos atentar especificamente ao tráfego orgânico, um tipo de tráfego mais barato e que proporciona muitos resultados.

Nos tópicos a seguir vamos explicar melhor o que é, e como funciona essa estratégia, onde e como o tráfego orgânico pode ser aplicado e quais os benefícios. Continue lendo e saiba mais!

O que é tráfego orgânico?

Chamamos de tráfego orgânico todas aquelas visitas que um site recebe de maneira natural, sem usar mídia paga. Ou seja, quando falamos de tráfego orgânico estamos levando em consideração que não existe investimento em anúncios no Facebook e Google, por exemplo.

Na maioria das vezes esse tráfego é proveniente de mecanismos de buscas. O usuário faz uma busca sobre um determinado assunto no Google ou no Bing, se o seu site estiver bem posicionado para aquele tema ele clica no seu post na página de resultados, entra no seu site, consome o seu conteúdo ou compra os seus produtos.

Outra coisa importante sobre esse assunto é que a base do tráfego orgânico é o conteúdo. E quando falamos sobre esse tema não podemos deixar de citar a otimização para motores de buscas, o SEO, que nada mais é do que uma estratégia em que você aplica nos seus artigos para que você fique melhor posicionado nas páginas de resultados dos buscadores, sendo o Google o principal deles.

Algumas pessoas também acabam considerando como tráfego orgânico aquele que vem de redes sociais sem passar por anúncios. Porém, o nome correto desse tipo de tráfego é tráfego social. Mas é importante que você entenda esse conceito caso se depare com esse termo em suas buscas e pesquisas sobre marketing digital.

Tráfego orgânico é grátis?

trafego organico é gratuito

Essa é outra pergunta que gera controvérsias no mercado digital, já que algumas pessoas consideram o tráfego orgânico como sendo gratuito, já que não é necessário investir em anúncios pagos.

Porém, é importante ficar claro que, por mais que você não esteja investindo ativamente em anúncios pagos, gerar tráfego orgânico também tem custos. Você precisa ter um site no ar e isso tem um custo, você precisa investir na produção de conteúdo, que pode ser feito por uma equipe interna, por profissionais freelancers ou até por você mesmo. É importante considerar isso dentro da sua estratégia.

Você também precisa levar em conta o tempo que você vai investir trabalhando para gerar tráfego orgânico, afinal de contas, tempo também é dinheiro. E ganhar posições orgânicas dentro do Google é um processo de médio a longo prazo, onde você precisa investir trabalho e consistência de atualizações no seu site.

Mas em relação custo benefício, o tráfego orgânico é realmente mais vantajoso do que o tráfego pago, por exemplo. Ou seja, não é grátis, mas é mais barato.

Benefícios

beneficios gerar trafego espontaneo

Falamos brevemente sobre sobre a relação custo benefício do tráfego orgânico no tópico anterior, mas esse tipo de tráfego possui também outros benefícios que valem a pena ser citados. Falaremos sobre cada um deles a seguir.

Resultados mais duradouros

Investir em tráfego orgânico te garante resultados mais duradouros. Uma estratégia de posicionamento orgânico bem definida pode fazer com que um artigo seu fique no ranking do Google por um longo período, trazendo um fluxo de pessoas para o seu site. Isso também é interessante porque permite que você continue gerando leads e vendas a partir de conteúdos antigos.

Percepção de autoridade

Outra vantagem é a percepção de autoridade pela sua audiência. Seus clientes consomem o seu conteúdo e passam a te reconhecer como autoridade dentro do seu nicho. Para isso você precisa investir em marketing de conteúdo, entregando informações de valor para o seus leitores. Isso aumenta também a sua confiança com os seus clientes.

Essa também é uma estratégia que ativa o gatilho da reciprocidade. Isso porque se você entrega um bom conteúdo, que responde às dúvidas dos leitores, a pessoa vai lembrar de você quando for comprar aquele determinado produto que você vende.

Potencial de escalabilidade

Para que você entenda melhor o potencial de escalabilidade do tráfego gerado organicamente, precisamos comparar com o tráfego pago.

Quando o assunto é tráfego pago, se você para de investir, se você pausa seus anúncios, você para de receber visitas. E para aumentar o seu fluxo de visitantes você precisará investir mais. No orgânico o que acontece é que quanto mais visitas você tem, menor é o seu custo.

Melhor custo benefício

Como já falamos anteriormente, o tráfego orgânico também possui um excelente custo benefício, já que não exige investimento em anúncios.

Mais fácil de começar

Outra vantagem que vale a pena ser citada também é o fato de que geralmente ele é mais fácil de começar, e por isso vale muito a pena para quem ainda não possui muita experiência com vendas na internet.

Quais são os outros tipos de tráfego?

outros tipos de trafego

Agora que você já entendeu o conceito de tráfego orgânico, quais são os seus benefícios e bases, é importante saber também que existem vários tipos de tráfego. Veja uma breve definição de cada um deles abaixo.

  • Tráfego pago: Consiste na atração de audiência por meio de anúncios no Facebook e Google, por exemplo.
  • Tráfego direto: Quando o usuário digita o endereço do seu site direto no navegador, sem passar por nenhuma outra fonte. Se um determinado possui um alto volume de tráfego direto, isso indica o quanto a marca é forte.
  • Tráfego social: Como o próprio nome sugere, o tráfego social é aquele proveniente de redes sociais.
  • Tráfego de referência: Menos popular, mas muito interessante, o tráfego de referência funciona através de uma indicação, quando o seu site é linkado em outro.

Também é importante falar que em uma estratégia de marketing digital o ideal é que você conte com mais de um tipo de tráfego para alavancar suas vendas e atrair clientes. E nas estratégias mais alinhadas, com processos e objetivos bem definidos, é possível inclusive usar todos os tipos.

Você não precisa ser especialista em todos, mas ter noção de tráfego é importantíssimo para ter sucesso no seu negócio online, seja como produtor ou como afiliado. E independente do caminho que você deseja seguir, conte com a Evipes para alavancar as suas vendas em ambiente digital. Para isso você pode se cadastrar na nossa plataforma para conhecer as soluções que temos para você.