Evipes - O Checkout dos Campeões

Teste A/B: O que é e como isso pode aumentar suas conversões

Teste AB O que é e como isso pode aumentar suas conversões

Teste AB O que é e como isso pode aumentar suas conversões

Entender o que é Teste A/B será a melhor forma de conseguir otimizar a taxa de conversão da página, e conseguir melhores resultados em marketing digital. Dessa forma a empresa irá saber quais variáveis possuem mais resultados.

Aumentar as vendas é o objetivo de todas as empresas, e quando o assunto é marketing digital, qualquer detalhe causará grandes diferenças nos resultados. Para analisar melhor as variáveis e outras métricas de sucesso, testes devem ser realizados para que as metas sejam alcançadas.

E nesse momento entra o Teste A/B, para que todos os testes sejam feitos e analisados da melhor maneira possível. Iremos te explicar melhor como ele funciona, e te dar dicas de quais ferramentas podem ser utilizadas nesse processo.

Analisando estratégias – O que é teste A/B?

O marketing digital possui uma grande possibilidade que é a análise de resultados de cada estratégia que utilizamos.  E para isso utilizamos o teste A/B, onde conseguimos realizar dois testes apenas mudando a variável, e depois analisamos os resultados e identificamos qual o melhor.

Os testes A/B realizam comparações com variáveis do marketing digital, para que possamos descobrir qual estratégia gerou melhores resultados para a empresa. Esse teste utiliza apenas duas variações de cada vez, para que possamos escolher qual é a melhor entre as duas variáveis.

Com esse teste eliminamos a necessidade de realizar as suposições, permitindo que tomemos decisões que serão baseadas em números. Dessa forma, diminuímos a chance de uma ação gerar resultados ruins futuramente.

O que é possível testar?

Os testes A/B podem ser realizados em CTA (Call-to-action), Landing Pages e e-mails. Algumas variáveis podem não contribuir no aumento das vendas ou números de cliques, e nesse momento será necessário reconhecer quais são as variações mais importantes para otimizar a estratégia de marketing.

Caso seja a primeira vez que irá realizar testes A/B em Landing Pages, tente começar por tipos de ofertas. Analise quais formatos e conteúdos convertem mais visitantes para se tornarem consumidores, e leads em futuros clientes.

E se já tiver experiências, teste realizar outros fatores. Por exemplo:

  1. Títulos;
  2. CTA
  3. Imagens;
  4. Elementos organizados;
  5. Adicione URL;
  6. Pequenos formulários;
  7. Elementos visuais de diversos tipos;
  8. Informações de determinados produtos, etc.

Testes A/B em e-mail, aumentam melhor o engajamento e podemos testar diferentes formatos. A empresa pode realizar testes em contatos que já possuem engajamento com um tópico, por exemplo, promoções ou newsletters, que agregam mais variáveis e informações dentro do e-mail.

Como fazer os testes A/B:

Depois de entender o que é teste A/B, vamos explicar como fazê-los e analisar as variáveis dos resultados obtidos.

Ferramentas especializadas para os testes a/b:

É possível utilizar algumas ferramentas para fazer os testes A/B, também existem softwares de automação que possuem a mesma funcionalidade. Alguns exemplos de excelentes ferramentas que podem ser utilizadas para os testes são:

  • Google Optimize: Essa ferramenta de otimização de sites é voltada para quem trabalha com marketing digital, ela permite que sejam realizados testes com diferentes variáveis e elementos do site. Isso ajuda a aumentar as taxas de conversão de visitantes, e atingir outras métricas.

O Google Optimize consegue testar qualquer elemento de um código HTML dentro de uma página, incluindo o CTA, Blog posts, Imagens, formulários e landing pages. Também é possível testar versões variáveis da página inteira, elementos (cabeçalho, imagem ou cópia do corpo da página).  Essa ferramenta pode ser usada em vários estágios do Funil de vendas.

Existem duas versões, a gratuita e a Optimize 360. As duas executam testes A/B, e outros recursos. Na versão gratuita esses recursos são:

  1. Até 16 tipos de combinações e testes;
  2. 3 objetivos pré-configurados;
  3. 5 experimentos simultâneos;
  4. Central de ajuda com autoatendimento e fórum;
  5. Administração com usuários ilimitados.

O primeiro passo para usar é ir até a página principal do Google Optimize e criar um cadastro para ter uma conta. Depois de criado e configurado, a empresa poderá criar os primeiros experimentos e variáveis.

  • Hotjar: essa ferramenta cria um Heat Map, ou seja, mapa de calor. Ele indica onde as pessoas estão clicando e até onde rolam na página, também possibilita que sejam assistidas algumas gravações de tela de alguns visitantes. O mapa de calor é muito importante em diversas formas, ele aposta nos elementos que confundem usuários, e local para converter mais e comportamento geral de visitantes.

Com isso podemos rodar os testes A/B, essa ferramenta também possui uma versão gratuita e com análise de 2 mil de páginas por dia e relatórios.  Basta criar uma conta no Hotjar e começar a utilizar as funcionalidades dele, algumas delas são:

  1. Teste de distrações;
  2. Testes de dispositivos;
  3. Testes de engajamento;
  4. Testes de links;
  5. Testes de informações;
  6. Testes de profundidades;
  7. Testes do Header.

É possível utilizar mais algumas outras ferramentas de mapa de calor que ele disponibiliza.

  • VWO: Essa ferramenta é conhecida como plataforma “Tudo em um”, ela oferece várias ferramentas para realizar testes A/B e outras de otimização. Com ela podemos testar diferentes URLs, mapas de calor, acompanhar conversões, personalização, mapas de cliques, etc. Ela oferece 30 dias para que novos usuários experimentam suas funcionalidades gratuitamente.
  • Optimizely: ferramenta de experimentação que ajuda a fazer interpretações e compartilhamento de ideias, testes e resultados para uma equipe. A instalação do Optimizely é rápida, só exige que sejam adicionadas algumas linhas de JavaScript no site para poder funcionar. Ela consegue rodar opções como:
  1. Cores de botões;
  2. Alterações no menu;
  3. CTA;
  4. Promoções;
  5. Fontes, etc.

Conclusão:

Agora que você conhece o que é Teste A/B, as funcionalidades, possibilidades e ferramentas disponíveis para realizar esses testes, comece a praticar em sua página. Descubra qual das estratégias de Marketing digital está trazendo resultados e aumentando suas vendas, analise o que poderá ser alterado e planeje ações melhores.

Essa é uma excelente forma de melhorar sua página, aumentar os números de visitantes e obter novas vendas. Se quiser aprender outros assuntos sobre marketing digital, entre em nosso Blog Evipes.