Primeira venda como afiliado: Como fazer, por onde começar, e dicas para dar os primeiros passos | Evipes Blog

Primeira venda como afiliado: Como fazer, por onde começar, e dicas para dar os primeiros passos

Afiliado

Blog

A primeira venda é geralmente um marco na vida dos afiliados iniciantes, e é muito comum inclusive ver pessoas em grupos sobre o tema perguntando como conseguir fazer a primeira venda.

Se esse é o seu caso, esse artigo foi feito pensando em você. A seguir vamos falar um pouco mais sobre o tema, te mostrar como dar os primeiros passos neste mercado. Continue lendo e saiba tudo!

Afiliado ou produtor: Como começar?

É melhor começar como afiliado ou como produtor? Essa é outra dúvida muito recorrente entre as pessoas que estão iniciando no mercado digital agora.

De forma geral, começar como afiliado de um produto é mais fácil, já que não exige que você passe pelo processo de criar um produto, estudar sua persona, colocar esse produto no ar, fazer testes, etc. O afiliado simplesmente pega o produto de uma outra pessoa, previamente validado, e vende.

Mas é importante ficar claro que isso não é uma regra. Muitas já começam tendo os seus próprios produtos, principalmente no caso de cursos e produtos digitais, onde o dono do produto é o especialista. Um exemplo disso é um curso de artesanato, onde a pessoa que ministra as aulas é também o responsável pela venda do curso, anúncios, blog, redes sociais, e tudo mais que é necessário para colocar o curso à venda. Esse processo tende a ser mais demorado e mais trabalhoso.

Qual a importância da primeira venda?

No começo deste artigo eu disse que a primeira venda costuma ser um marco na carreira de quem está começando a trabalhar com vendas pela internet. Isso porque pode ser um sinal de que a pessoa está no caminho certo e que todo esforço para começar a trabalhar com marketing digital está funcionando.

Mas é importante ficar claro que apesar da primeira venda ser importante e um primeiro passo do que pode ser uma jornada de muito sucesso, é necessário ter os pés no chão e lembrar que você vai precisar ter uma estratégia sólida para continuar vendendo e fazer disso uma fonte de renda.

Nos tópicos a seguir vamos falar um pouco mais sobre as principais formas de fazer a sua primeira venda.

Como fazer a primeira venda pelo Instagram

primeira venda instagram

Caso você já tenha um perfil no Instagram em algum nicho, você pode se afiliar a produto que seja interessante para os seus seguidores e oferecê-lo para a sua audiência.

Se você tem um perfil de artesanato, por exemplo, onde posta uma seleção de fotos e dicas sobre esse tema, basta procurar um produto que se encaixe no perfil da ausência que você já possui é que resolva um problema real daquelas pessoas, se afiliar a ele e fazer uma sequência de postagens no feed, stories, vídeos sobre aquele produto. Lembre-se sempre de usar o seu link de afiliado nas divulgações.

Mas se você ainda não possui uma audiência construída, você pode começar do zero. É claro que esse processo vai ser mais lento do que no caso anterior, mas é completamente possível ter resultados.

Neste caso o ideal é que você faça uma pesquisa de mercado e identifique um nicho forte, e ainda pouco explorado. Dê preferência por temas que você domina é que tem interesse em falar sobre. Lembre-se também de verificar se já existem produtos naquele nicho, se não existirem, está aí uma excelente oportunidade também de criar um algo para aeee público. Crie um perfil no Instagram e passe a produzir conteúdo sobre aquele tema e vá construindo uma relação com os seus seguidores, entendendo quais são seus problemas e necessidades.

Depois é só se afiliar a algum produto e começar a vender.

Blog

vender como afiliado blog

Os blogs também são uma excelente forma de começar a fazer suas primeiras vendas usando de tráfego orgânico, e assim como acontece no Instagram, é necessário que você invista em conteúdo de qualidade para atrair uma audiência e consequentemente, clientes.

Neste caso você também pode começar um blog do zero ou monetizar um site que você já possui.

Ainda sobre essa possibilidade, vale a pena citar também a importância de se preocupar com a otimização dos artigos para os buscadores, o SEO.

SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas para favorecer o seu posicionamento orgânico nos buscadores, como Google e Bing. São estratégias que você aplica nos seus textos e no seu site de forma geral para que você seja melhor encontrado por esses buscadores, fique melhor posicionado nas páginas de resultados, e consequentemente tenha mais tráfego no seu site.

Tráfego pago

Você também pode usar de tráfego pago para fazer a sua primeira venda. E para isso você vai precisar aprender um pouco sobre as plataformas de anúncio. As principais hoje são o Google e o Facebook. A maioria das pessoas começam pelo Facebook pelo fato dele ser considerado mais fácil.

Neste caso você vai precisar se afiliar a produto e identificar qual é o público que tem potencial para comprá-lo. Em seguida você deverá criar uma campanha, um anúncio, para esse público. A plataforma de anúncio (Google, Facebook…) vai passar a mostrar esses anúncios para o público interessado naquele produto que comprarão com o seu link de afiliado e você receberá uma comissão por cada venda. É claro que eu aqui eu simplifiquei bastante como funciona o processo de vendas com tráfego pago, mas sugiro que você pesquise mais sobre o tema porque é uma excelente forma de não apenas fazer as primeiras vendas, mas também de escalar o seu negócio.

Dicas para fazer a primeira venda como afiliado

vender como afiliado

Você já sabe que a maioria dos players do mercado digital começam como afiliado, exatamente por ser mais fácil e por não requerer investimento na criação de um produto. E foi pensando nisso que eu listei a seguir algumas dicas para fazer a primeira venda como afiliado.

Escolha o produto com cuidado

A escolha do produto é um dos fatores determinantes para o sucesso do início da sua caminhada como afiliado. E a nossa primeira dica sobre isso é que você escolha um produto dentro de um nicho que você já conhece e se identifica nele. Pense comigo: é muito mais fácil vender um produto que você compraria e que resolve uma dor sua, certo? Voltando ao exemplo do artesanato… se você tem familiaridade com o tema é mais simples identificar qual é o público que tem potencial de comprar um curso de artesanato, quais as dores aquele produto soluciona, etc.

Observe também a página de vendas do produto, as copies, e observe também se aquele produto possui um bom desempenho no mercado. Uma dica para descobrir isso é passar a consumir conteúdo sobre o nicho do produto que você pretende vender e ficar de olho nos anúncios que vão aparecer para você. Outra dica é pesquisar pelas palavras-chave relacionadas ao produto no Google e verificar quais são os resultados pagos também na página do buscador.

Por fim, vale a pena também citar a importância de verificar como é a relação do produtor com os afiliados, se ele oferece algum material de apoio, informações, dicas. Para quem ainda está fazendo as primeiras vendas isso faz muita diferença.

Faça uma boa escolha da plataforma

Outro ponto que deve ser observado pelos afiliados iniciantes é em relação a plataforma em que o produto está hospedado. Aqui na Evipes nós estamos focados em garantir o maior desempenho para produtores e afiliados, com soluções inteligentes que vão aumentar a lucratividade de ambas as partes. Para conhecer melhor a nossa plataforma e todas as facilidades que oferecemos, basta fazer o seu cadastro.

Estude sobre copywriting

Copywriting nada mais é do que a escrita persuasiva, e dominar pelo menos o básico dessa habilidade é importante para começar a fazer suas primeiras vendas. E para isso o primeiro passo é conhecer bem o público alvo daquele produto. E por isso vale reforçar a importância de começar sempre com um produto de um nicho que você se identifique.

Seja profissional

afiliado profissional

Um dos maiores erros dos afiliados é iniciantes é de começar como aventureiros e de não levar a sério o trabalho com vendas online. A partir do momento que você decidir trabalhar com marketing digital, seja como afiliado ou produtor, vai precisar ter a mentalidade de empreendedor, pensando em longo prazo e em realmente criar um negócio sólido e duradouro.

Por fim, lembre-se que os resultados podem demorar algum tempo para aparecer, mas se você tem um objetivo claro e está disposto a fazer do trabalho como afiliado o seu sustento e a sua profissão, é possível ter excelentes ganhos neste mercado. Basta estar sempre disposto a se atualizar, buscar inovações e ser persistente.