Evipes - O Checkout dos Campeões

O que faz um Gerente de Afiliados? Conheça essa nova profissão

gerente de afiliados

gerente de afiliados

Atualmente temos visto centenas de pessoas trabalhando por conta própria na internet, exercendo funções que muitos já conhecem. Esse caminho de trabalho tem se tornado uma saída para muitas pessoas que querem ter novas fontes de renda, ou até mesmo pessoas que estão sem trabalho e querem trabalhar com atividades que já tem conhecimento.

Quando trabalhamos na internet podemos encontrar várias funções, temos espaço para todas as pessoas que tenham interesse em trabalhar nessa modalidade. Bastante dar o seu melhor, e se especializar, que com certeza vai conseguir se destacar.

E pensando nisso, entra o Gerente de afiliados. Responsável por aproximar a comunicação dos produtores com os afiliados, pessoas que têm conhecimento em relacionamentos com terceiros podem ganhar destaque nessa área. Esse profissional faz toda diferença para os produtores e também para os afiliados, e estão sendo muito valorizados no mercado atual.

Vamos entender melhor o papel desse profissional, o que ele faz e como, e qual é a importância para os produtores e afiliados. Continue lendo abaixo, e descubra se essa pode ser sua nova profissão no mundo do mercado digital.

O que faz um Gerente de afiliados?

Quando falamos em gerente de afiliados estamos nos referindo ao profissional que entende como administrar os afiliados de um produtor. Esse produtor é o responsável pela criação do produto digital, que está sendo comercializado em algumas plataformas.

As plataformas possuem a opção de pessoas poderem se afiliar a produtos digitais, ou seja, elas trabalham com marketing de afiliado e fazem a venda do produto e depois recebem uma taxa de comissão.

Quando o produtor tem ajuda da divulgação feita pelos afiliados, podem atingir pessoas que geralmente não conseguiriam alcançar se estivessem sozinhos, e isso aumenta o número de vendas, a taxa de conversão, trazendo também mais conhecimento do produtor e do produto digital.

Em alguns casos quando os produtos optam por terem pessoas afiliadas ao seu produto, a quantidade de afiliações pode ser muito grande! E isso acaba se tornando um problema, pois em vários casos o próprio produtor não vai ter tempo suficiente para se comunicar com essas pessoas que vão vender o produto dele.

Qual a responsabilidade do Gerente de afiliados?

Com o crescimento dos negócios digitais, surgiu um novo cenário: os produtores não davam conta de ajudarem os afiliados sozinhos! Isso gerou muitos problemas nas vendas.

Assim, foi necessária uma pessoa para ser responsável por essa comunicação com os afiliados, tirando dúvidas sempre que fosse necessário. Quando essa necessidade surgiu, tivemos o início dessa profissão “Gerente de afiliados”, que precisa ficar atento a dúvidas dos afiliados e dos itens que eles precisam.

O gerente de afiliados também ajuda a determinar as regras sobre a divulgação dos produtos, o papel dele será a parte administrativa e de relacionamentos, cuidando de cada demanda de afiliações e de recompensas no dia a dia.

Administrativa, pois cuida diariamente dos afiliados e faz com que eles tenham uma melhor performance. O gerente também pode criar meios para atrair afiliados, por exemplo, criar promoções, oferecer comissões melhores pela venda do produto. Mas é importante ter regras do que é permitido ou não para conseguir fazer as vendas, sendo papel do gerente fazer essas determinações.

Em relacionamentos ele dá os insights e cria grupos (em facebook e WhatsApp). Neles o gerente de afiliados disponibiliza todas as informações da copy, das palavras-chaves, estratégias de marketing para afiliados, e tudo que possa otimizar ajudando a vender em mais quantidade e menos tempo.

Outra função importante que o gerente deve fazer é o treinamento de capacitação de afiliados iniciantes, podendo ser em time ou enviando um conteúdo individualmente, isso ajuda muito na formação dessas pessoas nesse novo meio profissional. O gerente entra como um técnico para os afiliados conseguirem desenvolver suas habilidades.

O gerente de afiliados fica como se fosse o próprio produtor com os afiliados, sempre que aparecer um problema, eles vão entrar em contato com esse gerente que deve iniciar o processo de resolução do problema.

Processo de remuneração do Gerente de afiliados:

A remuneração do Gerente de afiliados é uma porcentagem que o Produtor define, podendo ser das vendas totais do produto digital, as vendas feitas pelo próprio produtor, ou das vendas de cada afiliado que ele está gerenciando.

Sendo assim, os valores dependem do relacionamento do produto com o Gerente e do acordo feito por eles na hora da contratação. Já os afiliados recebem a mesma comissão definida no começo, quem divide o valor é o produtor com o gerente.

A Evipes possui uma ferramenta de Split, que faz a divisão em porcentagem ou valor fixo da comissão que o produtor que pagar para o Gerente de Afiliados.

Vendendo como Gerente de afiliados:

O gerente de afiliados conhece as estratégias para divulgar o produto. Sendo assim, é comum que eles também sejam como afiliados e ainda trabalhem com as vendas. Porém isso não é algo legal de se fazer, o gerente estaria competindo com os outros afiliados do produto.

É interessante que ele tenha entendimento sobre a existência de alguma possibilidade de conciliação do papel de gerente com o de afiliado, tentando realizar as duas tarefas sem haver desavenças. Podendo testar vários produtos e descobrir qual é mais rentável.

Conclusão:

Conseguimos entender sobre o papel do gerente de afiliados e quando ele é importante para os produtores digitais. É importante entender sobre a comunicação com os afiliados, e os benefícios que isso pode trazer para o produto. Também entendemos sobre a comissão dos afiliados definida pelos produtores, e como funciona a remuneração dos gerentes de afiliados.

Se você tem interesse em ter uma dessas profissões (gerente de afiliado, produtor ou afiliado), é importante que você tenha agilidade, conhecimento e experiência para compartilhar com o grupo e conseguir proporcionar crescimento de todos os afiliados e assim ter o aumento da taxa de conversão.

Você também precisa ter foco nas ações e nos resultados apresentados por cada afiliado, e caso vá continuar vendendo também terá que cuidar das suas próprias vendas. Todo esse conhecimento necessário, ajuda e proporciona o produtor a ter mais tempo para desenvolver conteúdo para o produto, e ampliando ainda mais os investimentos.

A Evipes é uma plataforma completa para Afiliados e Produtores. Faça agora o seu cadastro na Evipes, e comece a vender em uma plataforma que tem diversas ferramentas para aumentar o seu faturamento!