Evipes - O Checkout dos Campeões

O que é Webinar e como você pode usar a seu favor?

Você já ouviu falar sobre Webinar? Se você não tem a mínima ideia sobre o que é e como usar essa ferramenta, não se assuste. Você não está sozinho, existem diversas pessoas que não conhecem essa ferramenta digital, afinal, novas metodologias e ferramentas de marketing aparecem o tempo todo, não é verdade?

Essa ferramenta não é um bicho de sete cabeças, ela é muito simples de ser utilizada. Preparamos esse post justamente para te ajudar, iremos tirar dúvidas e falar sobre o que é Webinar e como desenvolver um de sucesso. Vamos começar? Veja abaixo:

O que é Webinar?

A palavra é a abreviação da expressão “Web based seminar”, ou seja, se traduzirmos ficará “seminário realizado pela internet”. Trata-se de uma videoconferência, e na maioria das vezes ela é transmitida ao vivo.

No caso de vídeos gravados, eles são transmitidos em horários pré-determinados. Do mesmo modo que uma palestra presencial, a conferência pode abrir espaço ao final, para interações com o público, no caso da online isso será por meio de um chat.

Todos os temas que serão abordados em um Webinar, podem ser informações que sejam relevantes para ouvintes ou informações direcionadas para uma promoção ou venda de produtos e serviços.

Se você usar o Webinar com Marketing de Conteúdo ou Marketing de vendas, isso poderá depender dos objetivos e necessidade da sua empresa. Nos dois casos, o primeiro passo deve ser realizar um planejamento estratégico e criativo.

Formato Webinar:

Uma das características do Webinar é comunicação unilateral, existem apresentadores e palestrantes que falam e o público ouve, algumas plataformas permitem interações por meio de chat.

É importante saber que o Webinar está sendo utilizado pelo Marketing Digital, e vem recebendo uma grande tendência de crescimento. Existem diversas pesquisas sobre o possível futuro da internet que colocam os vídeos em posição consideravelmente destacada.

Conheça as vantagens do Webinar:

Esta valiosa ferramenta causa um grande impacto no marketing digital e nas etapas do funil de vendas. Ela é completamente eficiente no momento de atrair e gerar novos leads, pois para ter acesso ao Webinar é necessário fornecer um e-mail para contato.
Ele também é eficiente no momento de nutrição, fechamento de vendas, e até mesmo no relacionamento com os clientes. Veja outras vantagens dessa ferramenta:

  • Custo: O Webinar sai mais em conta quando comparado com evento presencial ou com uma produção de e-books, por exemplo.
  • Alcance ilimitado: Com a ferramenta, a empresa não vai precisar se preocupar com o espaço do auditório ou com a sala de reuniões.
  • Facilidade: Você pode esquecer todo o trabalho que teria em organizar o evento, o Webinar é muito mais fácil e não exige sofisticações para gravação do vídeo.
  • Engajamento do público: o vídeo irá estimular a participação do público ouvinte, eles poderão interagir e obter respostas durante o evento. Essa proximidade será positivamente vista no número de conversões.
  • Multiuso: O conteúdo do Webinar pode ser utilizado em outros formatos futuramente, por exemplo, em textos para blogs, podcasts, apresentações de slides, e-books e muitos outros.
  • Confiança: quando se domina o assunto que está em pauta, a empresa consegue transmitir conhecimento e preparo, criando mais confiança e abrindo caminho para chegar ao futuro consumidor.
  • Reação em cadeia: O Webinar atrai leads para a lista de e-mails, aumentando a interação com o website, blog e redes sociais.
  • Mais vendas: O Webinar irá ajudar a vender mais, com todas as vantagens que foram citadas, as vendas serão apenas um resultado.

Melhores plataformas:

Não podemos dizer qual é a melhor plataforma e qual a pior delas. Existem diversas opções para fazer uma transmissão para Webinar, algumas pagas e outras gratuitas. As plataformas mais populares e utilizadas são: YouTube, Facebook e Hangouts. As plataformas como WebinarJam, GoToWebinar e Twitch oferecem recursos mais específicos.

As plataformas devem atender o que a empresa precisa, aconselhamos que elas conheçam o perfil do público e identifiquem em qual plataforma ele está. Por exemplo, se o seu público está no facebook, facilite a vida deles e faça a transmissão por lá, assim você também terá mais chances de conversão e resultados.

Afinal, eles já estão familiarizados com a plataforma e não terão que ir para outra que nem sabem mexer.

Como fazer um Webinar de sucesso:

Você conheceu o que é Webinar, vantagens e plataformas que podem ser utilizadas para a transmissão. Agora vamos falar sobre como a sua empresa poderá preparar uma transmissão ao vivo!

O sucesso dela vai depender de muito planejamento, para que as ações sejam tomadas corretamente. Veja e siga todas as etapas:

  • Defina objetivos:

Saiba claramente quais são os objetivos que a empresa pretende alcançar, caminhe na direção dele.

  • Escolha um tema:

De muita atenção aqui, o tema irá causar impacto positivamente ou negativamente nos seus resultados. O tema também deve estar em sintonia com os objetivos, e ao mesmo tempo possuir relevância para o público. Pesquise palavras-chaves para ajudar a identificar os temas que o público quer saber.

  • Defina recursos:

Para garantir que a apresentação conquiste a atenção dos ouvintes, explore e utilize recursos visuais. Você pode utilizar métodos como o AIDA para conquistar a atenção do visitante. Crie um clima agradável e descontraído, para receber interações. Seja criativo, mas sem exageros!

  • Equipamentos:

Os equipamentos técnicos que serão usados na transmissão também são importantes, por exemplo, cenário, câmera, som, internet e iluminação. Assim você passará uma qualidade e profissionalismo para o ouvinte.

  • Defina a plataforma e data:

Defina qual plataforma será utilizada como já explicamos, defina também o dia e horário da transmissão.

  • Elabore um roteiro:

Saiba o conteúdo que será comentado no Webinar, prepare um roteiro completo da apresentação ao vivo. Pronto, agora é só reproduzir e acompanhar os resultados que o Webinar trouxe para seus negócios.

Conclusão:

Você conheceu o que é Webinar, vantagens, plataforma e como criar uma transmissão de sucesso. Agora poderá aplicar essa ferramenta em seu negócio e obter grandes resultados, como conversão de vendas e mais visitantes para sua marca.