Evipes - O Checkout dos Campeões

O que é Podcast? Descubra o que é e como pode te ajudar no Marketing Digital

O Podcast é o material publicado em formato de áudio, podemos dizer e considerar que é muito parecido ao rádio. Porém, possui diferenças! Por exemplo, o visitante consegue ouvir quando quiser, pois o conteúdo fica gravado. Esse segmento está evoluindo muito e sendo utilizado em marketing de conteúdo.

As pessoas que não conseguem tempo para ler e-books, posts ou assistir vídeos, escolhe o Podcast que possui todos os conteúdos dentro de um áudio. Isso vem ganhando vários fãs, por toda a praticidade que possui, possibilitando que qualquer pessoa consiga acessar a gravação e escute a qualquer hora.

Em momentos de trânsito durante a ida para o trabalho ou para casa, os Podcasts podem se tornar ótimas opções para aprender e passar o tempo. Ficou interessado em conhecer o que é podcasts? Então leia abaixo tudo o que separamos para você e conheça nosso canal de Podcasts Evipes:

O que é Podcast?

Muitas pessoas estão com as vidas aceleradas, não possuem tempo e estão sempre em movimento. A vida urbana exige muito das pessoas atualmente, elas ficam sem tempo para executar algumas tarefas. Algumas dessas tarefas podem ser a leitura, ver um vídeo ou uma postagem.

E para conseguir consumir conteúdos, elas podem utilizar os Podcasts. Eles ajudam e possibilitam que as pessoas consigam ouvir em todo tempo disponível, aumentando ainda mais a produtividade. No ônibus, no carro, academia, horário de almoço, e assim por diante.

Essa forma de apresentar conteúdos está atingindo grandes potenciais em comunicação, possibilitando que informações, educação, entretenimento e muitos outros assuntos sejam transmitidos e acesso a todo momento. O conteúdo é disponibilizado em formato de áudio, ele ficará gravado para que o ouvinte consiga acessar a qualquer momento que estiver livre.

Como conseguir ouvir podcasts?

As pessoas podem acessar e acompanhar os podcasts por dispositivos móveis ou computador, e a cada lançamento novo elas são avisadas e o conteúdo é inserido automaticamente. É possível acessar em aplicativos ou fazer o download para ouvir off-line. Existem várias plataformas de podcasts, vamos conhecer algumas delas:

Para aparelhos Android:

  • Spotify;
  • Pocket casts;
  • Stitcher radio;
  • Google Podcasts;

Para iPhone:

  • Spotify;
  • WeCast;
  • Podcast;
  • Overcast;

Esses conteúdos possuem a vantagem de consumir menos internet do que os vídeos, e como resultados o ouvinte consegue economizar dados da operadora. Além dessas plataformas, você também pode acessar nosso perfil onde publicamos Podcasts da Evipes.

Evipes – O Checkout dos campeões:

Aqui na Evipes você poderá acessar os episódios que estamos publicando, o tema é “O Checkout dos campeões”. Criamos Podcasts falando sobre vários assuntos, respondendo perguntas diretas com especialistas em vendas.

Acesse nossos podcasts pelo Spotify, e acompanhe os bate papos que produzimos para que você aprenda vários assuntos. Aprenda tudo sobre vendas, afiliados e muitos outros temas que vão entrar em pauta. Escute de onde estiver a qualquer momento do dia, seja conectado ou off-line.

Crie podcasts para sua empresa:

Além de entender o que é Podcast, muitas pessoas também estão tentando criar os da empresa que trabalham. Entenda como funciona:

Planejamento:

É preciso elaborar um planejamento, e ele deve ser seguido a todo momento.  Dentro dele é necessário ter o objetivo definido, para que todos saibam o que deve ser alcançado e como devem prosseguir para encantar e fidelizar o público. Esse plano exige tempo, atenção e muito cuidado.

Você deverá planejar tudo sobre o público, a concorrência, os temas, conteúdos, convidados, personalidade, ilustração, CTA, Storytelling, roteiro, entre outros. Todos esses pontos devem ser pensados antes de iniciar as gravações e marketing de conteúdo.

Gravação:

Depois de concluir o planejamento e ter tudo pronto, chegou o momento de dar início a gravação. Os participantes devem estar confortáveis, e o ambiente precisa ter silêncio. Uma opção é criar uma sala com boa acústica, ela fornece uma excelente qualidade no áudio, limitando ao máximo os ruídos.

Além do ambiente, o microfone também precisa ser de qualidade. Faça testes antes de gravar com ele, existem diversas opções que podem ser testadas para a gravação do Podcast. Outra dica é conversar com um profissional que já tenha ou trabalhe com podcasts, peça dicas e crie uma conexão com ele.

Edição:

Para iniciantes essa etapa pode ser mais difícil, mas é muito importante. Sempre tenha um Backup de todo o arquivo da gravação original, assim você evita problemas de editar algo errado e perder todo o conteúdo. Também é possível utilizar alguns programas para fazer a edição, essas edições envolvem cortes, inserir músicas, introdução, final e muitos outros itens de áudio.

Publicando o Podcast:

Depois de terminar todas as edições, você chegará ao momento de publicação do Podcast. Busque um local onde possa hospedar e tenha um Feed RSS para que seja lido por aplicativos agregadores do podcasts. Existem diversos sites que oferecem hospedagem dos conteúdos, pesquise alguns deles e crie uma conta.

Ao terminar o perfil, edite e personalize com todas as características da sua marca. E por fim envie tudo para o seu feed.

Divulgação:

Agora você poderá iniciar as estratégias de marketing digital, mostre ao público o conteúdo que você criou e tenha seus primeiros visitantes. Nesse momento você também poderá ter possíveis oportunidades de ter novos consumidores, ofereça a eles os melhores materiais e conteúdo. Utilize gatilhos mentais e crie conexões com todos eles, fidelizando para os podcasts e compras dos produtos que está vendendo.

Conclusão:

Você conheceu o que é Podcast, as vantagens que ele oferece e como funciona o processo de criação. Também apresentamos nossos podcasts, O Checkout dos campeões, você pode acessar e ouvir todos eles no Spotify, baixe o aplicativo ou entre no site.

Fique por dentro dos conteúdos que estamos fornecendo dentro dos podcasts, também poderá acessar os aplicativos ou programas para ouvi-los em qualquer momento. Você também poderá utilizar as técnicas para criar os conteúdos para lançar no mercado, atraindo visitantes interessados no material que criou e se tornem consumidores do produto que oferece em sua empresa.