Evipes - O Checkout dos Campeões

O que é Inbound Marketing? Aprenda como começar a fazer.

O Inbound Marketing é a estratégia utilizada para atrair e converter clientes por meio de conteúdos que sejam relevantes, ou seja, gerando conteúdos que “eduquem” o usuário. Sem precisar ficar oferecendo serviços e produtos para ele comprar e utilizar.

Essa estratégia é diferente do marketing tradicional, ela não faz com que a empresa corra atrás de clientes. Ela consegue explorar os canais de comunicação, por exemplo, os blogs, redes sociais e mecanismos de busca para ser encontrada com facilidade.

Em vez de ficar procurando clientes e oferecendo serviços e apresentando produtos, essas empresas fornecem respostas para as dúvidas ou necessidades que esses usuários tenham. Isso gera uma autoridade sobre a marca, e como resultado temos um aumento nas vendas.

Se você tem interesse em conhecer como essa estratégia funciona, e as etapas que ela possui. Continue lendo o conteúdo que separamos para você, com dicas e informações importantes que vão lhe ajudar a aplicar essa estratégia. E o melhor, utilizando pouco dinheiro!

O que é o Inbound Marketing:

O termo Inbound marketing pode ser traduzido e definido como “marketing de atração”. Ele possui uma grande diferença do marketing tradicional, também conhecido como “outbound marketing”. Começando pelo fato da empresa não precisar correr atrás de clientes novos, e sim o cliente procurar por ela.

Sendo assim, notamos que essa estratégia é utilizada com ações para atrair novos usuários que são um potencial cliente. Isso pode ser para blogs, sites, trabalhos, e outros que demandam um relacionamento com essa pessoa a partir da atração.

Esse relacionamento é feito por meio de conteúdos relevantes e autorais. Sendo uma das melhores formas de “educar” o público, e alcançar clientes em potencial. Ele também ajuda a tornar a empresa uma referência sobre determinado assunto no mercado, e isso influencia nas decisões de compra dos futuros clientes.

Mas para que ele serve?

Caso tenha ficado alguma dúvida do porque o Inbound Marketing ser utilizado, vamos te explicar melhor. Podemos dizer que quanto mais os anos vão passando, vemos que a internet está em todos os lugares.

E por esse motivo que as empresas utilizam Inbound marketing como método estratégico. Onde é possível adaptar e utilizá-los em qualquer empresa, criando conteúdos para ter um relacionamento com os clientes e tornar a marca mais forte.

O Inbound marketing tem cinco grandes ações dentro de uma empresa, sendo elas:

  • Consegue aumentar a visibilidade do negócio;
  • Atrair possíveis novos clientes;
  • Diminui o custo em aquisições dos seus clientes;
  • Consegue otimizar o processo de venda;
  • Gera conteúdo que realmente tem valor.

Inbound marketing com pouco dinheiro:

Algumas organizações podem passar por um desafio para conseguir fazer o Inbound Marketing com pouco dinheiro, mas não é impossível. Vamos entender como fazer isso:

Ter um planejamento de Inbound Marketing:

Ter um planejamento é essencial para ter sucesso em sua estratégia, e para isso podemos utilizar um rascunho ou planilha para estabelecer metas e objetivos, definir e conhecer sua persona, analisar os gastos de cada ação, e depois ir acompanhando os resultados e outros fatores.

Persona são os leitores que vão consumir o seu conteúdo, e nesse caso você deverá definir quem são eles para conseguir gerar algo que seja relevante para eles. Defina a faixa etária, meios que eles mais utilizam para as compras, hábitos, formações, empregos, faixa salarial, principais necessidades para adquirir o produto, e assim por diante.

Utilizando SEO:

Para conseguir gerar conteúdos autorais e que sejam relevantes, podemos utilizar o WordPress. Ele é uma plataforma confiável e nos ajuda a trabalhar mais rápido, além de ser gratuita.

É muito importante que você tenha uma segmentação bem profunda, sempre indo direto ao ponto e nos detalhes do problema que está sendo conversado. Assim conseguimos captar a atenção dos usuários que estão buscando assuntos específicos.

E com o WordPress podemos realizar o SEO, sendo uma ferramenta que ajuda a otimizar e manter seu site e conteúdo nas melhores posições do ranking do google. Além disso, ela proporciona um aumento no tráfego do site, e também é muito importante para que o conteúdo seja encontrado quando o leitor estiver pesquisando sobre o tema do seu negócio.

Utilizando as redes sociais:

As redes sociais são ótimos lugares para encontrar o seu público-alvo, e aumentar o conhecimento sobre sua marca. Mantenha as publicações de forma consistente, e sempre crie conteúdos que sejam interessantes e tenham algum valor. Assim você vai conseguir ter um alcance orgânico, sem precisar de tráfego pago.

OBS: Na hora de aplicar dinheiro em promoções, fique de olho nas métricas! Para conseguir descobrir quais ações estão tendo algum retorno e vale a pena continuar.

Etapas do Inbound Marketing:

A estratégia do Inbound Marketing possui algumas etapas, que devem ser atravessadas em sequência lógica. Elas são complementos inteligentes para as ações, sendo muito parecido com o funil de vendas. Veja abaixo quais são elas:

Atrair: Etapa onde atraímos pessoas que tenham interesse no conteúdo que criamos.

Converter: Transformamos esses leitores e visitantes em leads, assim eles avançam para o início do processo de compra do produto ou serviço.

Relacionar: Criamos um relacionamento utilizando estratégias, sendo possível identificar cada estágio que estamos com os clientes e se necessário, podemos acelerar o processo para finalizar a compra.

Vender: Gerar conteúdos voltados para “educação” dos leads, também está relacionado em criar oportunidades de negócios para a empresa.

Analisar: Processo de coleta e observação dos resultados em dados de todos os retornos dos investimentos que tivemos.

Conclusão:

Agora que você entendeu sobre a importância do Inbound Marketing dentro de uma empresa, os resultados e etapas que essa estratégia possui. Também vimos que é possível aplicar essa estratégia mesmo tendo poucos recursos financeiros!

Dessa forma, você poderá iniciar seu planejamento estratégico voltado para geração de conteúdos que sejam relevantes para seu público. Lembre-se de estudar e analisar a sua persona, é essencial conhece-la profundamente para ter ações e até mesmo conseguir criar estratégias adequadas, e que realmente gerem algum resultado para sua empresa.