Evipes - O Checkout dos Campeões

O que é follow-up? Descubra se é importante para seu negócio

Você sabe o que é Follow-up? Sabia que dá para acompanhar os clientes e aproveitar as oportunidades que aparecem? Pois é, o follow-up é uma das atividades mais importantes quando o assunto é vendas, o objetivo aqui será acompanhar o cliente enquanto ele avança no funil de vendas.

Com ele também podemos fazer com que os clientes vejam a marca ou consultor como referência, ou seja, alguém que está disponível para resolver qualquer dúvida e ajudar a escolher o melhor caminho para resolver um problema.

O acompanhamento é essencial para que a empresa não perca oportunidades, pois durante o Pipeline de vendas, o cliente deve se sentir amparado e receber o suporte necessário para fechar a compra.

Ficou interessado em entender melhor sobre o que é follow-up e como esse acompanhamento funciona? Então confira o texto abaixo onde falamos sobre tudo isso:

O que é Follow-UP?

Follow-up é um termo que está em inglês, quando traduzido para português significa “Acompanhamento”. Em vendas, esse termo significa ter ações logo após uma proposta, tendo como objetivo fazer o lead avançar no processo de compra.

Sendo assim, é possível diminuir o ciclo de vendas e o custo de Aquisição de Clientes, tornando os resultados da empresa otimizados. As ações podem ser feitas através de e-mail, telefone, mensagens por WhatsApp ou até mesmo por videoconferência.

Sendo também uma forma de manter o contato com o lead, guiando ele até o fechamento da compra para que a empresa não perca oportunidades.

Muitas vezes as pessoas confundem o Follow-UP com a etapa de processo de vendas, logo após o envio de uma proposta. Porém, ela na verdade é uma ação utilizada para manter o fluxo ativo, dando continuidade à negociação.

Qual a importância do Follow-up em vendas:

Existem dois motivos que tornam o Follow-up fundamental nas vendas, veja quais são eles:

  • Existem diversos fatores que influenciam na tomada de decisão, confiança e relacionamento são os dois pontos muito importantes. O follow-up será uma oportunidade que o vendedor terá para construir e forçar isso, se colocando como um especialista no produto ou serviço.
  • O tipo de negociação tende a ser mais longo, sendo mais difícil manter o interesse do lead ao longo do funil até o momento de compra. O follow-up pode ser utilizado como um estímulo durante a jornada de compra.

O acompanhamento deve ser o melhor possível para aumentar as chances de vendas. Desse modo, a empresa também consegue evitar o desperdício de oportunidades. Você poderá identificar os momentos ideais para fazer contato suficiente e de qualidade para fechar a venda.

Ter um Follow-UP de qualidade, bem planejado e consistente, é fundamental para garantir o aproveitamento dos seus leads.

Como planejar um follow-up de vendas:

Você descobriu que o Follow-up é fundamental no mundo dos negócios, agora precisa conhecer a melhor forma de fazer o seu. Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para persuadir o lead para obter avanços na jornada de compra, você pode testar algumas delas e descobrir qual dá certo para o seu negócio.

Porém, esses testes precisam de planejamento e repetição, somente assim você consegue identificar o que realmente dos resultados. Para conseguir ter consistência e qualidade no seu Follow-UP, siga as etapas abaixo:

Defina um momento:

É comum que alguns vendedores associam o follow-up apenas ao contato feito após o envio da proposta, porém, ele também pode ser feito em outros momentos. O primeiro passo a ser feito é planejar o Follow-UP e identificar quando você pode fazer contato. Veja os exemplos que separamos:

  • Dias depois de enviar a proposta: É possível enviar um e-mail utilizando cases de sucesso, uma ligação comentando o e-mail que foi enviado, e aproveitar o momento para falar da proposta;
  • Logo depois de uma proposta ou reunião: Um e-mail pode ser enviado com um resumo de tudo que foi abordado durante a conversa, confirmando compromisso e servindo como um convite para continuar com os próximos passos.
  • Logo depois de uma ligação para prospecção: Envie um e-mail com conteúdo que sejam relacionados ao contexto e problema do lead, coloque-se à disposição para sanar as dúvidas dele e faça um convite para uma reunião.

Canais variados:

Um bom follow-up pode ter canais variados como e-mail, telefone, videoconferência, mensagens, redes sociais ou até mesmo uma visita presencial. A ideia será ter um aumento das chances de conseguir a atenção do lead, e pode ser que ele não possa atender chamadas telefônicas ou não goste delas, mas responda o e-mail.

Talvez ele prefira responder mensagens por WhatsApp, existem diversas possibilidades. E por isso você precisa diversificar os canais de contato. Durante o planejamento você deve pensar em qual será o melhor canal para enviar mensagens e obter avanços nos seus negócios.

Estimule uma frequência:

Para que o follow-up funcione, você precisa estar no timing certo. Existem pontos que devem ser considerados para uma estratégia eficaz de follow-up, veja quais são:

  • Oportunidades: Conseguir identificar qual é a melhor hora para fazer contato influência nos resultados. Se o lead pedir para retornar em um dia ou hora em específico, aceite o pedido dele. Tente associar os contatos a um evento, por exemplo, notícias do mercado, reuniões ou novidades da empresa.
  • Frequência: O número e intervalo do contato podem variar, dependendo do ciclo de vendas e necessidades da negociação. Você deve usar o bom senso para estabelecer um limite, para que você não seja inconveniente e insistente.

Sempre entregue valor:

Ofereça conteúdos que tenham qualidade e que estejam relacionados às dores do seu lead, sempre esteja disponível para ouvir e ajudar a resolver as dúvidas que ele pode apresentar. Aproveite o momento para explorar o que as implicações do cliente para achar uma solução.

Próximos passos:

Sempre que você fizer um Follow-up, defina quais serão os próximos passos. O objetivo aqui é acompanhar e ter avanços nas negociações, e ter os próximos passos claramente definidos é a melhor forma para garantir que ocorram resultados positivos.

Conclusão:

Agora que você conheceu o que é follow-up em vendas, você poderá aplicar essa estratégia para acompanhar o seu lead no funil de vendas. Para conhecer outros assuntos sobre o mercado digital e vendas, entre em nosso blog Evipes e veja os artigos que temos para te ajudar.