Evipes - O Checkout dos Campeões

O que é carta de vendas? Descubra como criar uma

Você já recebeu uma Carta de vendas? Provavelmente sim, ela é um elemento enviado para potenciais clientes de uma empresa. Essa carta tem o objetivo de persuadir o cliente a realizar uma compra, em outros tempos esse tipo de carta chegava pelos Correios, hoje em dia elas podem ser enviadas por meios diferentes como E-mails e landing pages.

Esse elemento precisa de atenção para ser produzido, ela pode ser usada na última etapa do funil de vendas. Nesse momento, o cliente vai decidir se realmente fará a compra do seu produto ou serviço. Aqui também teremos outros fatores importantes, o Copywriting, ele será fundamental para utilizar a carta de vendas.

Ficou interessado em utilizar uma carta de vendas e aumentar suas chances de conversão? Então confira abaixo todas os detalhes sobre esse instrumento:

O que é carta de vendas?

Uma carta de vendas é um elemento de mala direta com o objetivo de persuadir os leads a realizar a compra do produto ou serviço, ela pode ser utilizada principalmente na ausência de um vendedor.

Ela não necessariamente precisa ser uma carta, ela pode ser uma página no site de uma determinada empresa, um e-mail ou até mesmo um post em um blog. O que define a carta não é o meio, mas o uso dela.

A carta de vendas é a última etapa do funil de vendas, esse modelo ainda é muito utilizado no processo de vendas e comunicação. O papel dele é concluir completamente a jornada do cliente, aumentando as chances de transformar um lead interessado em um novo consumidor do seu produto ou serviço.

Todas as técnicas de argumentação e persuasão são utilizadas para elaborar esse conteúdo, em outras palavras, utilizamos o Copywriting para montar uma carta de vendas que terá sucesso. O Copywriting é uma maneira de escrever de maneira persuasiva com o propósito de convencer o visitante a ter uma atitude previamente determinada.

Quando a carta de vendas deve ser utilizada?

A carta de vendas é direcionada aos prospects, essa terminologia nas vendas se populariza com o marketing digital. Os prospects são consumidores que estão na fase de decisão de compra, ou seja, no fundo do funil de vendas, e nesse momento a equipe de vendas assume a comunicação dentro da empresa.

Portanto, a carta de vendas será utilizada em leads que ainda não se tornaram clientes, mas demonstram um potencial interesse em comprar o produto ou serviço. Neste momento, não é bom persistir com estratégias de marketing padrão ou utilizar publicidade. O lead possivelmente já foi impactado pelo que a marca oferece, e insistir da mesma forma poderá criar uma impressão negativa.

A carta de vendas surge como apresentação direta e formal do seu negócio, com propostas para que o prospect decida se quer realmente realizar a compra.

Descubra como elaborar sua carta de vendas:

Elaborar uma carta de vendas é um momento de responsabilidade e muita atenção. Existem práticas que podem facilitar e ajudar a construir argumentações sólidas e persuasivas. Confira e siga todas as dicas que vamos passar para você alcançar o sucesso:

  1. Estudar o potencial cliente:

É fundamental que você conheça seu público, define personas que sejam consistentes. Isso irá dar embasamento e direção para futuras ações da empresa, aumentando as chances de obter conversões maiores e positivas.

O seu estudo precisa ser bem detalhado para uma carta de vendas, as características de uma persona serão necessárias para entregar a atenção ao comportamento de um potencial cliente. Lembrando que o prospect é a pessoa que se encontra em dúvidas sobre o produto ou serviço.

Portanto, a primeira coisa a se fazer antes de criar uma carta de vendas, é identificar o prospect para ser conseguir levantar informações que ajudem a esclarecer dúvidas.

  1. Identifique objeções:

Quando estudar o comportamento da sua persona ao longo de sua jornada de compra, é possível que você consiga identificar objeções que estão impedindo dele avançar dentro do funil de vendas. Existem certos tipos de objeções que precisam ser trabalhadas, veja quais são elas:

  • Preciso pensar a respeito;
  • Estou sem tempo agora;
  • Acho que já tenho;
  • Eu não preciso disso;
  • Esse não é o momento;
  • Está muito caro;

Essas são objeções de vendas que vemos frequentemente. Para conseguir descobrir outras objeções, você pode entrevistar os clientes. Em contato direto ou como pesquisa de satisfação, você pode solicitar que eles relatem a experiência que tiveram com a empresa no momento de compra ou contratação.

Palavras de esclarecimento:

A carta de vendas não deve ter apenas uma proposta de venda, você deve enxergá-la como uma ferramenta de esclarecimento. Atualmente as pessoas recebem informações a todo instante, entre todas elas temos ofertas, técnicas de persuasão, gatilhos mentais, campanhas publicitárias e muitas outras ferramentas.

Todas elas precisam ser utilizadas com cuidado para não sobrecarregar o leitor, pois com certeza ele já está lidando com milhares de informações semelhantes no dia a dia.

Utilize argumentos que sejam convincentes:

Você está ciente das objeções e dúvidas do seu lead, portanto, é o momento de apresentar soluções convincentes para cada questão. Nesse momento, a sua carta de vendas passa a ganhar corpo e será capaz de trazer novos consumidores. Durante a negociação, utilize técnicas e argumentos para estimular as emoções do lead.

Construa um Copywriting:

Não siga templates e nem copie frases utilizadas por concorrentes. O Copywriting não deve ser visto como um texto pronto, e sim como uma estrutura que conduz as ideias. A melhor opção é consultar um profissional da área para ajudar a construir a sua carta com uma excelente argumentação. Sua Copywriting deve ter sentenças curtas, ritmo, argumentos específicos.

Chame a atenção:

As pessoas estão distraídas constantemente, portanto, não perca tempo e identifique o interesse do cliente. Sua equipe deve estar pronta para enviar uma proposta e chamar atenção dos leads.

Meio de entrega:

A carta de vendas pode ser entregue em e-mail marketing, por exemplo, essa ferramenta é muito utilizada dentro do marketing digital. Essa técnica ainda é eficiente, ela possui um grande potencial para aumentar as chances de conversão e vendas.

Conclusão:

Agora que você descobriu o que é carta de vendas, e como você pode criar uma e utilizar em seus negócios, comece a aplicar e ter mais sucesso. Entre em nossa plataforma para conhecer outros assuntos do marketing digital, entre em nosso site e confira outros assuntos que publicamos.