Evipes - O Checkout dos Campeões

O que é AIDA? Metodologia simples, mas eficiente no marketing:

Você já ouviu falar sobre AIDA? Sabia que essa metodologia pode ser decisiva para o sucesso das estratégias de marketing digital utilizadas por sua empresa?

Se você trabalha com marketing é fundamental que você conheça essa metodologia, pois ela torna mais simples as etapas de comportamento do consumidor. Desse modo, ela ajuda a compreender o caminho percorrido pelo lead até a tomada de decisão de compra. 

Para te ajudar a conhecer e aplicar essa metodologia simples, paramos este post com todas as informações necessárias para utilizá-la no marketing digital da sua empresa. Confira e aprenda:

O que é a metodologia AIDA: 

Trata-se de um modelo criado por Elias St. Elmo Lewis, em 1898. A metodologia diz que para conduzir o consumidor até o momento de compra, é preciso atrair sua Atenção, manter o Interesse e criar o Desejo. Tudo isso é fundamental para que ele tenha a Ação de realizar uma compra. Portanto:

  • A = Atenção;
  •  I  = Interesse;
  • D = Desejo;
  • A = Ação.

Com essa simples metodologia é possível trabalhar a estratégia de marketing digital, de acordo com cada etapa.

Entenda melhor sobre as quatro fases:

Como dissemos, podemos trabalhar o método em estratégia de marketing de acordo com cada etapa. Porém, é importante conhecer as quatro fases dele, então veja mais sobre elas:

  • Atenção:

Conquistar a atenção dos leads é fundamental, mas muitos ficam em dúvidas de como fazer isso! A empresa pode criar anúncios com design atrativo em locais estratégicos, ou apresentar um problema que pode ser resolvido pelos produtos e serviços que são oferecidos por ela.

Nessa primeira fase do método, é fundamental que a atenção do potencial cliente seja conquistada. Ele precisa ter conhecimento da sua marca e entender qual a importância dos produtos e serviços podem ter para a vida dele.

  • Interesse:

Neste momento, será importante estimular o lead para que ele procure informações sobre a empresa. Para isso, utilize argumentos de persuasão e gatilhos mentais, mostre que o problema impacta a vida de forma negativa. No entanto, este é o estágio mais complicado do método, pois a marca precisa apontar fatores que sejam realmente convincentes.

Trabalhe informações que sejam interessantes, claras e de fácil compreensão. Dessa maneira o público vai continuar interessado na sua marca e você poderá chegar a outras etapas da metodologia.

  • Desejo:

Nessa fase, a empresa deve apresentar todas as características que destacam os produtos e serviços que são oferecidos, ou seja, tudo aquilo que diferencia sua empresa da concorrência. De acordo com a metodologia AIDA, a empresa precisa expor todos os benefícios oferecidos, para conseguir criar o desejo no potencial cliente.

Para conseguir atingir esse objetivo, ela também pode apostar em mostrar provas de sucessos anteriores, como avaliações de clientes e outros meios que ajudem a gerar confiança.

  • Ação:

Se o potencial cliente chegou até aqui significa que todas as outras etapas obtiveram êxito. A estratégia deu certo, e o trabalho deve continuar para concluir a venda. Para dar um empurrãozinho no processo, a empresa pode utilizar CTA (Call-To-Action).

O CTA é uma chamada que faz com que o visitante de uma página tome uma determinada ação. O CTA pode ser textual ou visual, ele ajuda o lead que está indeciso a tomar uma atitude. Você também pode utilizar gatilhos mentais de urgência, por exemplo, “oferta única”, “promoção só até amanhã”, “disponível apenas hoje”, e muitos outros que já falamos aqui no Blog Evipes.

Dessa maneira irá ficar claro para o lead qual ação ele deve ter para conseguir realizar a compra e não perder a oportunidade de resolver o problema dele.

Entenda a importância dessa metodologia:

O método é muito importante pois ele traz diversos benefícios para a empresa, com ele será possível organizar o processo de vendas e torná-lo mais eficaz. Ele facilita o trabalho do setor de vendas, deixando tudo mais otimizado e com uma chance maior de conversão.

Esse método é totalmente versátil, ele se encaixa em diversos tipos de negócio. Ele pode possuir diferentes estratégias dentro de uma proposta de venda, algumas que são conhecidas são:

Com esse método, você terá um plano claro e coeso com muitas chances de aumentar o número de conversões e conquistar novos consumidores.

Utilize a metodologia no marketing da sua empresa:

Você conheceu a metodologia AIDA e agora poderá aplicá-la em sua empresa. Não sabe como? Calma, iremos te explicar sobre isso também. Existem diversas formas de aplicar essa metodologia em suas estratégias, por exemplo, você pode aplicar no marketing de conteúdo e usar nas ações de remarketing, anúncios em vídeos, redes sociais, blogs, e-mails marketing e muitos outros.

Quando falamos em marketing de conteúdo, a metodologia AIDA é fundamental na produção de conteúdo para blog e na técnica do site para complementar o conteúdo. Veja abaixo uma mensagem utilizar as fases do método AIDA:

Como gerar mais de R$2 mil por mês! (Atenção). O mais famoso método de Marketing Digital para trabalhar em casa com uma ferramenta que facilita o trabalho da sua empresa. (Interesse), você pode alcançar e bater suas metas (Desejo). Quer descobrir e usar esse método? Clique aqui para saber mais! (Ação) ”.

Esse é um exemplo onde foram utilizados todos os métodos AIDA, veja como ele é útil para seu negócio e pode aumentar a taxa de conversão. A metodologia é uma tática fundamental para o seu planejamento de conteúdo, foque em colocar informações que serão relevantes no conteúdo postado em sua empresa.

Conclusão:

Você conhece a metodologia AIDA e a importância dela dentro das estratégias de marketing digital em empresas. Agora poderá aplicar esse método em seus negócios, aumentando as chances de aumentar o número de conversões.

Basta seguir nossas recomendações e separar as informações que serão utilizadas em cada etapa do método. Se você quiser entender melhor sobre marketing, Funil de vendas, CTA e gatilhos mentais, entre em nosso blog e veja os artigos que falamos sobre essas estratégias. Entre e faça parte do Checkout dos Campeões.