Marketing de afiliados: Entenda o que é e como começar a trabalhar como afiliado | Evipes Blog

Marketing de afiliados: Entenda o que é e como começar a trabalhar como afiliado

Marketing Digital

Blog

Apesar de ser desconhecido de boa parte da população e de muitas pessoas acreditarem que o Marketing de Afiliados é algo novo, a primeira iniciativa neste formato surgiu em 1996, com ninguém menos que a gigante Amazon. O Amazon Associates – que existe até hoje – é considerado um dos maiores responsáveis pelo crescimento exponencial da Amazon neste período, já que milhares de pessoas estavam divulgando produtos da empresa, recebendo uma comissão pelas vendas.

O que se percebe atualmente é que mesmo diante de um cenário de crise econômica, o mercado de afiliados – que também pode ser chamado de programa de parceiros – está em plena expansão e os números impressionam. Faturamentos que giram em torno de seis dígitos, sete dígitos são recorrentes. E o mais interessante é que qualquer pessoa pode ingressar nesse mercado e começar a faturar através dele.

Mas o que faz com que essa vertical se torne tão grande? O que o marketing de afiliados tem que faz dele uma aposta tão certeira? Vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos. Continue lendo e saiba mais!

O que é o marketing de afiliados?

trabalhar com marketing de afiliados

Se ainda não está claro para você como o marketing de afiliados funciona, vou trazer um exemplo das vendas físicas para que fique mais claro. Você provavelmente se lembra dos vendedores que iam de porta em porta vendendo toda categoria de produtos. Essa é uma das mais antigas modalidades de comércio, vendendo produtos de terceiros, identificando qual era o melhor público para aquele produto, sendo necessário conhecer bem o produto e seus benefícios para que o processo de venda fosse concretizado.

O afiliado nada mais é do que vendedor porta a porta 2.0. E agora ele usa a internet para chegar até a casa das pessoas e oferecerem os produtos. No ambiente online ainda é necessário conhecer exatamente qual é o público interessado naquele produto e entender exatamente quais os benefícios dele.

O que mudou é agora não é necessário mais bater na porta de um por um dos potenciais compradores. Você pode fazer um anúncio e alcançar milhares de pessoas em poucas horas. Usando técnicas e estratégias de marketing digital, você consegue fazer com que o produto que você é afiliado chegue a mais pessoas e consequentemente multiplicar as suas vendas.

De forma bastante simplificada o marketing de afiliados é o processo de ganhar uma comissão vendendo os produtos de outras pessoas.

O que é preciso ficar claro é que em uma relação entre produtor e afiliado deve ser de interesse de ambas as partes que os dois saiam ganhando e lucrem com aquela venda. Para o dono do curso ou mercadoria física que está sendo comercializada é interessante porque potencializa suas vendas, fazendo com que mais pessoas comprem o seu produto; e para o afiliado é atraente porque é uma boa forma de começar um negócio na internet com pouco investimento.

E o que faz com que ele cresça tanto é exatamente a sua característica de permitir que ambos os lados ganhem com a venda de um produto.

Como começar a trabalhar como afiliado? O que é necessário para começar?

Uma das formas mais simples de começar a trabalhar com marketing digital e vendas através da internet é exatamente como afiliado.

Existem dois principais motivos para isso:

O primeiro deles é o fato de que não é necessário um investimento muito alto, e você pode começar mesmo que tenha pouco capital.

E que não é necessário ter um produto, já que você vai estar anunciando a mercadoria de uma outra pessoa ou empresa e sendo comissionado por isso. Isso porque para que você tenha um produto, seja ele digital ou físico, é necessário um investimento inicial, mesmo que relativamente baixo na maioria das vezes.

O segundo motivo é o fato de que para ser um afiliado é necessário apenas que você tenha um computador, conexão a internet, e alguns conhecimentos de marketing digital, afinal de contas é pela internet que você vai vender os seus produtos.

Ou seja, você precisa de muito pouco para começar a fazer suas primeiras vendas.

Porém, antes de começar a vender é extremamente necessário que você passe por um processo de definir quais são as estratégias que você usar para anunciar e fazer uma escolha minuciosa de qual produto você irá escolher para começar a vender como afiliado.

Entenda quais são suas habilidades e o que você já conhece de marketing digital. Use o que você já sabe para fazer as primeiras vendas. Se você tem conhecimento de tráfego orgânico, comece a anunciando o produto desta forma. Se você já possui audiência em um determinado nicho, o ideal é escolher um produto que possa ser vendido para esse público. Se você possui experiência com anúncios e tráfego pago, seja ele no Facebook ou Google, invista nisso para divulgar o seu produto e fazê-lo chegar ao público mais interessado em comprá-lo.

O que é importante que você entenda é que apesar de ser relativamente fácil de começar a trabalhar como afiliado, você precisa ter uma estratégia bem definida para a divulgação dos produtos.

Como escolher um produto para eu me afiliar?

A escolha de um produto para que você possa se afiliar também é parte importante da sua estratégia de vendas. E isso pode inclusive determinar o sucesso da sua campanha de divulgação.

Se você não possui muita experiência o ideal é começar com um produto que você já tenha afinidade, que seja um produto de um nicho que você já conheça e que você entenda minimamente sobre o perfil dos compradores.

Geralmente é mais fácil vender algo que você compraria, além de ser muito mais prazeroso trabalhar vendendo algo que está dentro dos assuntos que te trazem uma satisfação pessoal.

Outra coisa importante é avaliar a oferta do produto, e qual é a transformação que ele promete para as pessoas que o compram. O produto deve ter uma oferta forte e deve ser algo que seja uma necessidade ou um desejo de um grupo de pessoas.

Também é indispensável analisar a copy, página de vendas, vídeo de vendas e demais comunicações que envolvem o produto. Tudo isso precisa estar alinhado com a oferta e ser atrativo para os compradores.

Outra dica é sempre optar por produtos que estão sempre com o carrinho aberto, ou como também são conhecidos, produtos perpétuos.

Também é importante que você tenha alguma informação sobre o dono do produto, se é uma pessoa confiável, como é a sua reputação no mercado. Vale também entrar em contato com o produtor, já que ele mesmo pode te dar algumas dicas e estratégias para maximizar as vendas.

Mas afinal, marketing de afiliados dá dinheiro?

programas afiliado dá dinheiro

Com toda certeza é possível ganhar muito dinheiro trabalhando como marketing de afiliados. Existem grandes players no mercado com bons faturamentos. Porém, mais do que apenas pensar em ganhar dinheiro rápido, é preciso que você tenha em mente que você deve construir um negócio sustentável e de longo prazo. E isso se faz com muito estudo e persistência. Mais importante do que vender apenas uma vez, é vender todos os dias, aprender técnicas de marketing digital e ter uma visão de empreendedor.

Se você deseja trabalhar com marketing de afiliados, a Evipes tem as melhores soluções tanto para afiliados ou produtores, com soluções que facilitam o relacionamento e a análise dos seus resultados. Entre em contato conosco ou cadastre-se para conhecer melhor a nossa plataforma.