Evipes - O Checkout dos Campeões

Facebook vs Apple: Atualização do IOS 14 pode atrapalhar seus anúncios

Você sabia que a Apple está adotando medidas diferentes para garantir uma privacidade maior para os usuários de seus produtos? Sim isso é verdade, a empresa nos últimos meses, vem trabalhando na atualização do IOS 14 que conta com o recurso App Tracking Transparency. 

Com ele os aplicativos não vão poder rastrear os usuários entre plataformas ou sites sem ter o devido consentimento do usuário. O Facebook não terá benefícios com essa nova função, pois tornará os anúncios menos eficazes dentro da rede social. 

As alterações feitas pela empresa irão afetar as empresas que anunciam aplicativos para celular, usam para eventos, otimizações, relatórios e direcionamentos por meio de uma das ferramentas da empresa. 

Vamos entender melhor as atualizações e recursos adicionais para que você por dentro de tudo, veja abaixo:

Facebook VS Apple:

A atualização do IOS permite que todos os usuários possam escolher se querem que os aplicativos gravem o seu IDFA. O facebook possui a ferramenta conhecida como conversões de exibição, ele mede quantos usuários visualizaram uma propaganda e depois realizaram a compra de produtos relacionados. 

É exatamente nesse detalhe que a Apple tem causado estragos na rede social, depois de realizar a venda da mercadoria, a loja online registra o IDFA (número de identificação do dispositivo) e compartilha esses dados com o Facebook. Ele verifica se aquele código corresponde a um usuário que viu o anúncio dentro da rede social.

Com o poder de decisão indo para o usuário que vai poder discordar ou não, causando a imprecisão nos anúncios, os varejistas podem redirecionar os investimentos para outro aplicativo que dê mais retorno para eles. Portanto, é possível que o Facebook perca os seus anunciantes.

Isso vai afetar os pequenos negócios?

Mark Zuckerberg tem trabalhado em uma campanha para defender os anúncios personalizados, justificando que elas são a chave para que os pequenos negócios tenham sucesso. Existem aqueles que dizem que a mudança pode não afetar os pequenos negócios, pois o negócio local consegue atingir o público-alvo sem utilizar o IDFA.

A empresa pequena limita a segmentação a categorias amplas, por exemplo, localização do usuário e faixa etária. 

Como se preparar para as limitações:

Vamos ver o que é possível fazer para se preparar e continuar a veicular campanhas, mensurando o desempenho de todas elas. Se você pretende utilizar anúncios otimizados para eventos de conversão que ocorrem dentro do aplicativo da sua empresa, então veja isto:

  • Atualizar o SDK do Facebook para IOS 14: Para conseguir personalizar os anúncios para usuários do dispositivo com ISSO 14, e continuar recebendo relatórios de eventos de conversão no aplicativo. Você poderá fazer a atualização no Gerenciador de Eventos, também precisará ser administrador do aplicativo. A versão 8.1 do SDK para IOS 14, oferece suporte API SKAdNetwork da Apple, permitindo a mensuração de anúncios de instalação de aplicativos.

 Agora se você pretende veicular os anúncios para eventos de conversão:

  • Verifique o domínio do seu site para evitar interrupções futuras nas campanhas. A verificação de domínio precisa ser feita no nível superior mais um (eTLD+1). O facebook oferece suporte para os domínios que já estão registrados no catálogo de nomes de domínio. Sendo assim, a empresa pode verificar o domínio caso o domínio de hospedagem esteja registrado no catálogo. 
  • Na opção de Gerenciador de Eventos, você deve configurar cada domínio com oito eventos de conversão na web de sua escolha. Toda a mensuração de eventos permite que o domínio tenha no máximo oito eventos, eles podem ser usados para otimizar campanhas. 
  • Se você já tiver configurado o pixel utilizando tags IMG ou pensa em fazer isso, é recomendado que siga toda a documentação e desenvolvedor, e para ter mais informações acesse o facebook for Developers.

Conheça as limitações para criar anúncios:

Você poderá usar sua conta de anúncio que já são existentes para anunciar em dispositivos IOS 14, mas será necessário criar campanhas de instalação de aplicativos que sejam especificar para o IOS 14. As limitações de relatórios provocadas pela API SKAdNetwork da empresa Apple. Vamos conhecer outras limitações:

Caso você esteja planejando veicular anúncios para eventos de conversão:

  • Será possível associar o seu aplicativo com somente uma conta de anúncios, porém, você pode utilizar a mesma conta para anunciar em mais de um aplicativo. 
  • Cada aplicativo limita a nove campanhas para IOS 14, cada campanha possui o limite de até cinco anúncios do mesmo tipo de otimização. Você não consegue variar essa opção de otimização entre os conjuntos de anúncios de uma mesma campanha, existe o período de redefinição de 72 horas depois que você tiver desativado ou excluído uma de suas campanhas permitidas no IOS 14. 
  • Depois que a campanha for publicada, não é possível alternar entre desativar ou ativar a campanha para o IOS 14, será possível somente desativar ou excluir a sua campanha.
  • O leilão será a única opção de compra disponível quando o usuário criar um anúncio para dispositivo com IOS 14, a opção de frequência de alcance não estará mais disponível. 

Outras limitações:

A mudança causada pela Apple com o IOS 14, causa muitas limitações em anúncios. Dentre os que já foram citados, ainda teremos:

  • Relatórios limitados;
  • Alterações nas configurações da janela de atribuição;
  • Não terá mais suporte para detalhamentos;
  • Direcionamentos limitados;
  • Anúncios dinâmicos limitados;
  • Status de veiculação serão modificados;

À medida que as pessoas desativarem o rastreamento em dispositivos com o IOS 14, o tamanho da conexão com o seu aplicativo vai diminuir. Portanto, todas as limitações vão chegar até os seus anúncios e você precisa agir com as dicas que demos para evitar ter problemas.

Conclusão:

Você conheceu as mudanças que estão sendo adotadas pela Apple para a atualização do IOS 14.5, portanto, fique de olho nas notícias sobre essa atualização para não ter nenhum problema com suas campanhas no Facebook. 

Para conhecer outros assuntos sobre marketing digital e outros assuntos do Mercado digital, acesse nosso blog Evipes e veja os artigos que publicamos sobre estratégias para aumentar as conversões de sua empresa.