Erros que os afiliados iniciantes cometem (e que você não precisa cometer!) | Evipes Blog

Erros que os afiliados iniciantes cometem (e que você não precisa cometer!)

Afiliado

Blog

Em toda trajetória de sucesso existem erros e acertos, e é comum do ser humano se pegar olhando a vida do outro (principalmente com o advento das redes sociais!) achando que a vida alheia é mais fácil do que sua própria. Na carreira de um afiliado não é diferente. No começo você vai errar, aprender, “alinhar as velas”… e mesmo com mais experiência no mercado, pode ser que você erre de novo, e de novo. O importante é tocar o barco e prosseguir.

Mas melhor do que aprender com os próprios erros, é aprender com o erro dos outros. E foi pensando nisso que selecionamos neste artigo quais são os erros mais comuns cometidos pelos afiliados iniciantes, para que você não precise passar por isso!

Tentar vender vários produtos ao mesmo tempo

Saber escolher um bom produto para começar a trabalhar como afiliado pode ser decisivo para o sucesso da sua campanha. É importante conhecer bem o público, as dores e desejos da persona, entender bem o produto, e muito mais. E um dos maiores erros que os afiliados iniciantes cometem é tentar promover vários produtos ao mesmo tempo. Isso ainda se agrava quando ele tenta vender produtos de diferentes nichos para a mesma audiência.

Escolha um produto, dedique-se à venda dele, entenda o produto e o público em profundidade, comece a vender e só depois pense em promover outros produtos.

Quando você está trabalhando em diversos produtos ao mesmo tempo você pode acabar não vendendo nem um e nem outro.

Vender, vender, vender

erros afiliados iniciantes

Eu sei que quando o afiliado está começando o que ele mais quer é fazer as primeiras vendas. E é exatamente essa venda a todo custo que é mais um desses erros de quem está começando.

Principalmente no caso dos afiliados autoridade – falamos sobre a diferença entre afiliado árbitro e afiliado autoridade aqui – é mais eficiente construir uma relação com a sua audiência antes de tentar vender algum produto.

Vamos usar o exemplo de um canal de artesanato no YouTube que está vendendo como afiliado um produto de bordado. Antes de tentar vender o produto, o canal deve produzir conteúdo que ajude aquelas pessoas que assistem, entregando vídeos e dicas de qualidade, gerando valor e criando um relacionamento com a audiência. Isso vai servir para gerar o sentimento de confiança nas pessoas que assistem ao canal e a venda fica consequentemente mais fácil.

O mesmo acontece em um blog ou em um perfil no Instagram.

Essa entrega de conteúdo de qualidade também ativa o que chamamos de gatilho da reciprocidade. Isso significa que quando você já deu algo para uma pessoa, quando você já gerou conteúdo de valor para ela de alguma forma, quando você pede algo em troca, que neste caso estamos falando da venda, ela fica muito mais tendenciosa a dizer sim e fazer o que você pediu. Inconscientemente ela entende que precisa retribuir de alguma forma aquilo que você já deu para ela.

Amadorismo

É muito comum que os afiliados iniciantes comecem a trabalhar nesta função apenas nas horas vagas ou como algo paralelo ao seu trabalho principal. Muitas vezes a dedicação não é suficiente e o afilado se dedica apenas quando tem tempo e nunca coloca esse projeto como prioridade.

Para o sucesso da sua jornada como afiliado é importante que você encare isso com seriedade e principalmente profissionalismo. Entenda que não é uma forma de ganhar dinheiro fácil, e que exige dedicação diária. É importante que você se veja como uma empresa, reinvista os ganhos, esteja sempre aprendendo e aprimorando. Desta forma, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Não analisar métricas e números

afiliados primeira venda

Se engana quem pensa que o trabalho do afiliado é apenas vender. É necessário também ter um olhar analítico para as vendas, saber analisar números e muito mais. Um afiliado de sucesso precisa entender exatamente de onde vem as suas vendas, quais páginas convertem melhor, etc.

Vale citar também a importância de rastrear corretamente as vendas para que você possa tomar as melhores decisões com base nas métricas.

Para ficar mais claro vou voltar ao exemplo do canal de artesanato. Vamos supor que o canal divulgou o produto no YouTube e também no Instagram. Rastrear as vendas corretamente é importante para entender exatamente de onde vem as vendas e entender o que está convertendo mais. Se o YouTube gerou mais vendas, vale investir em mais vídeos para o canal.

Ficar “pulando de galho em galho”

Uma estratégia bem construída e aplicada constantemente é o caminho para que você se torne um afiliado de sucesso, e por isso ficar o tempo todo testando novos produtos, novas estratégias, outros métodos de vendas pode acabar travando as suas vendas. Você vê muitos afiliados indo pro YouTube e corre pra lá… logo depois o TikTok começa a bombar e você abandona o YouTube e investe nessa nova rede social.

Para que a sua estratégia de afiliado seja eficiente antes de tudo você deve ter foco. Escolha o seu método de vendas, o produto que você vai promover e explore ao máximo as possibilidades ali.

Comprar muitos cursos

cursos afiliados iniciantes

Existe uma grande oferta de cursos para quem quer trabalhar com internet, e pode ser que você seja uma dessas pessoas que não pode ver um anúncio de um curso para afiliado que logo corre pra comprar.

Atenção, é preciso ficar claro que é extremamente importante investir em atualização, cursos e eventos, mas o problema está quando você compra cursos demais e nunca coloca nada em prática.

É muito comum que a gente tenha a impressão estamos evoluindo e adquirindo muitos conhecimentos comprando vários cursos, mas a verdade é que você só aprende quando coloca tudo que você aprendeu em prática.