Evipes - O Checkout dos Campeões

Descubra o tráfego para negócios locais

Você sabia que é possível fazer tráfego para negócios locais? Pois é, os pequenos negócios podem utilizar as mídias sociais para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Infelizmente muitas empresas realizam esse trabalho de forma errada, acabam irritando e sendo insistentes. Nenhum cliente gosta de ser bombardeado com propagandas e ligações repetidas, você deve investir tempo construindo um relacionamento com o cliente nas redes sociais.

Esse relacionamento inclui ter interação com eles, trabalhando com marketing de conteúdo de qualidade e dando oportunidade para que eles deem feedbacks.

O que é tráfego?

Chamamos de tráfego todo o alcance, visualizações e visitas que recebemos em uma página, site, rede social, blog e outros locais. Essa métrica é baseada na quantidade de acessos que o conteúdo recebe.

Existem quatro tipos de tráfego:

Tráfego orgânico:

O tráfego orgânico é uma forma de gerar audiência de forma não paga, ou seja, ele ocorre espontaneamente. O seu público orgânico é aquele que chega até sua página por meio de pesquisas nos motores de busca, utilizando palavras-chaves relacionadas aos seus serviços e produtos.

O tráfego orgânico é muito importante para lojas online, e quanto maior ele for, maior será a chance de atingir objetivos da empresa. Sem precisar investir uma quantia alta em anúncios.

Tráfego pago:

O tráfego pago acontece quando a empresa investe em anúncios no Google e outros canais como Instagram Ads ou Facebook Ads, tendo o objetivo de atrair novos visitantes. Essa estratégia existe para que um investimento seja feito para conseguir atingir um determinado número de público.

Tráfego de referência:

É quando o usuário cliente no link disponível em outro site, após clicar ele será redirecionado para o seu site, blog, ou loja online.

Tráfego direto:

Quando o visitante digita na barra do navegador a URL do seu site, ele já deve conhecer a sua loja online por algum meio e não precisa ficar procurando informações em buscadores.

Atraindo clientes para negócios locais:

O tráfego pode atrair novos clientes para os negócios locais, ou seja, trabalhando nas redes sociais você consegue atingir um número maior de pessoas e obter resultados maiores.  A internet possui uma grande força, portanto, é uma excelente forma de obter lucros maiores e aumentar a taxa de conversão de uma empresa.

Se você tem um negócio local e colocá-lo nas redes sociais, utilizando técnicas de marketing digital, você conseguirá ter resultados muitos melhores.

Para isso, você deve planejar qual meio de tráfego prefere. Se preferir o tráfego pago terá que fazer investimentos para obter os resultados, se for pelo tráfego orgânico você deverá trabalhar com Marketing de conteúdo e palavras-chaves para que sua marca apareça na primeira página dos buscadores como o Google.

Como ter uma loja virtual:

Muita gente pensa que quando abrir uma loja virtual, terá que abrir mão da loja física. Mas na verdade é totalmente o contrário, um poderá complementar o outro e aumentar os lucros. Para ter um negócio online, siga os seguintes passos:

Criando um site ou blog:

Geralmente as empresas criam um site para a loja, assim elas poderão ser encontradas no Google e outros buscadores. Você pode investir na criação de um site, adicionando todas as informações relevantes para os visitantes que possivelmente se tornem consumidores do seu serviço ou produto.

Você pode adicionar o endereço, contato, descrições, fotos do produto, entre outras informações importantes.

Investindo em anúncios e SEO:

Não basta criar um site e as vendas já vão começar, é preciso fazer com que as pessoas vejam a sua loja online. Geralmente um usuário não passa da primeira página de buscas do Google, e por isso é importante utilizar técnicas de SEO para conseguir se destacar dos concorrentes.

Outra opção é utilizar os anúncios pagos, podendo utilizar o Google Adwords para isso. Desse modo, você poderá segmentar o seu público-alvo, gerando trafego no site de forma mais rápida e atraindo novos clientes para a loja.

Tenha presença nas redes sociais:

As informações que os clientes recebem nas redes sociais influenciam na jornada de compra, até o momento final de compra. É importante criar páginas e perfis para interagir com os clientes. Você deve fazer uma publicação por dia nas suas redes sociais, utilizando estratégias de persuasão e criando um relacionamento com os visitantes e leitores.

Lembrando que você pode acompanhar a jornada do cliente utilizando o funil de vendas, realizando também o pós-venda para fidelizar o consumidor.

Atendimento:

O atendimento é um fator que destaca os negócios, sejam eles físicos ou online. Um atendimento humanizado com qualidade e profundidade, com interação direta e pessoal. Sua equipe e até você, deve atender os clientes com excelência e fazer com que eles tenham uma ótima experiência durante a jornada de compra e depois dela.

Um bom atendimento pode atrair novos clientes, lembre-se que as pessoas percebem a qualidade de uma marca. E consequentemente eles podem recomendar a sua loja para amigos, parentes e até mesmo serem consumidores fiéis do seu produto ou serviço.

Faça promoções:

Principalmente no início, as promoções chamam a atenção dos clientes. Use elas para conseguir atraí-los, principalmente nas datas comemorativas que são excelentes para aplicar essa estratégia.

Influencers locais:

Sim! Não importa sua cidade, a chances de ter um influencer local são grandes. Você pode fechar publicidades, promoções e parcerias com influencers da sua região. Assim vai atrair clientes para o seu negócio.

É uma ótima forma para atrair clientes, pois com a indicação do influencer, a sua oferta fica muito mais poderosa.

Trabalhe as imagens:

Utilize imagens que tenham qualidade para mostrar os produtos, tire fotos de todos os ângulos. Assim, quando os clientes entrarem na página do produto, ele poderá ver e tirar todas as dúvidas sobre o produto ou serviço que o seu negócio oferece.

Formas de pagamento:

Tanto na loja física ou online você deve ter diversas formas de pagamento para que o cliente consiga comprar sem ter problemas. Assim você não perde a oportunidade de realizar uma venda por problemas de pagamento.

Conclusão:

Agora que você conheceu o que é tráfego para negócios locais, utilizando as redes sociais para aumentar a quantidade de vendas e lucros da sua empresa. Aplique as dicas e estratégias que passamos aqui no blog Evipes para te ajudar a ter um negócio online de sucesso, trabalhando com uma loja física e online para aumentar o alcance da sua marca.