Você sabe como conseguir convencer seu público a ter alguma ação? Já pensou em fazer isso utilizando estratégias? Se não, saiba que existe sim essa possibilidade que pode aumentar seus leads e aumentar a taxa de conversão do seu negócio.
Existem técnicas e ferramentas que podem ser usadas para ter um contato maior com o seu público-alvo, e para convencê-los a fazer algo. Para isso, você pode utilizar a estratégia das palavras, ou seja, dentro dos conteúdos de suas estratégias de marketing digital.
Mas o que são essas palavras? Vamos conhecer o que é Copywriting e como você pode criar uma para aumentar seu número de clientes:
O copywriter é o responsável por fazer a copy, que é um tipo de estratégia usada na produção de conteúdo. O objetivo dessa estratégia é aumentar a taxa de conversão de vendas, ou seja, convencer o leitor a se tornar cliente.
O copy (texto) é escrito com caráter persuasivo, contendo gatilhos para conseguir despertar o interesse do leitor. Possibilitando que esse leitor se converta em cliente, e que a empresa tenha uma venda.
Esse tempo não é novo, ou seja, essa palavra foi definida pela primeira vez em 1828 por Noah Webster. O termo “Cópia” remetia para algo original que deverá ser copiado na escrita e na impressão. Já em 1870, a definição era “o profissional que escreve anúncios”, para conseguir diferenciar ele do redator de notícias.
No século XX, eles eram os redatores publicitários e seus trabalhos ajudaram as marcas a conquistarem a fama, e dinheiro da época. Porém, com a popularização da internet e do marketing digital, o Copywriting foi reformulado e se distanciou da publicidade.
Podemos dizer que o Copywriting é melhor para as estratégias voltadas para atração e convencimento, como a estratégia de Inbound marketing por exemplo, pois o processo da venda é feito em um longo caminho de persuasão.
Já a redação publicitária ainda é um instrumento voltado para vendas diretas. Sendo assim, o Copywriting não é tão diferente da publicidade, pois “nasceu” dela, e algumas ferramentas foram incorporadas por publicitários do passado.
Podemos dizer que os dois modelos são complementares e sempre estão se misturando, em estratégias e conteúdo.
O CTA é um dos principais elementos utilizados em uma copy, fazendo com que durante a leitura do texto o cliente tome alguma atitude. Por exemplo, comprar o produto, contratar o serviço, fazer download do material, assinar o plano do site e assim por diante. Estando de acordo com a estratégia que está no planejamento criado pela empresa.
Por meio dessa técnica o copywriter consegue convencer e chamar a atenção do visitante no site, blog ou loja virtual, fazendo com que ela tenha uma ação nas informações que tem em mãos.
O profissional deve ter como responsabilidade e objetivo educar e capacitar a persona de determinado serviço e produto. Esse processo de educar é feito com materiais ricos, de qualidade! Por exemplo, posts, infográficos, webinars, e-books, whitepapers e outros tipos.
O marketing de conteúdo é usado em empresas com o objetivo de atrair, educar e cativar o público-alvo. Utilizando conteúdos que tragam alguma relevância para os futuros clientes. Essa estratégia também torna uma empresa como referência no mercado, por aumentar a autoridade sobre o conteúdo, resultando na imagem da marca e empresa.
A experiência desse cliente deve ser seguida por meio de um processo chamado funil de vendas, tornando possível acompanhar e conduzi-lo etapa por etapa com os conteúdos até o momento de venda, ou seja, de conversão.
Se a estratégia do marketing de conteúdo for buscar e atrair o público, utilizando os conteúdos que sejam educativos e de qualidade, o Copywriting é o diferencial para a estratégia. Fazendo que ela seja efetivada, estimulando o leitor a ter uma ação no que está recebendo.
Se você tem interesse em transformar o leitor em um cliente, deve estar atento a 3 itens básicos! Que precisam ser responsáveis na produção do conteúdo voltado para marketing digital, seja ele em vídeo, microtexto, podcasts, e-mails e outros. Sendo eles:
Além disso, ao criar uma estratégia de Copywriting deverá ter esses e outros elementos. Confira:
Esses são os pontos que você precisa ter em sua copy, possibilitando resultados e decisões melhores para o sucesso do seu conteúdo e negócios.
Agora que você conheceu e entendeu sobre o que é Copywriting, coloque em prática as dicas que passamos aqui e aumente suas conversões e o tráfego do seu site. Recomendamos também que você conheça sobre outros itens como o marketing digital e funil de vendas.
Temos conteúdos explicando esses dois itens aqui em nosso blog Evipes, estude eles e aplique em seu negócio (site, blog, loja, etc) e estratégias, para conseguir melhorar o alcance do sua marca e melhorar a experiência do cliente com o seu produto, conteúdo ou serviços.