Evipes - O Checkout dos Campeões

Copywriting: quais os erros mais comuns? Descubra o que não fazer

Ter uma boa Copy (Copywriting) é muito importante, podendo atrair resultados maiores nas vendas. Quando produzimos uma copy de forma correta, ela nos ajuda em vários fatores. Ela é capaz de aumentar a nossa taxa de conversão, aumentar o tráfego e assim por diante.

Se tivermos uma Copywriting erros graves, poderemos ter resultados horríveis. Afetando clientes, vendas e impedindo que a empresa prospere. Portanto, entender o conceito e a forma de utilizar essa técnica é muito importante. Antes de realizar a aplicação dentro de uma empresa, é necessário fazer testes e planejamentos. Vamos entender quais são os problemas mais comuns nas Copywriting erros:

O que é Copywriting:

Antes de apresentar os erros, vamos conhecer um pouco sobre o que é essa estratégia. A copy é o texto com foco objetivo em aumento de conversão, utilizando técnicas de escrita persuasiva. E isso já vem sendo utilizado a muitas décadas, por exemplo, em 1960 ela estaria em anúncio. Onde tentarão te convencer a fazer a compra de determinado produto, e até mesmo a contratação de algum serviço.

E agora com o avanço da tecnologia, podemos ver que ela também é aplicada na internet com o marketing digital. Ela tem ganhando novos modelos e novas formas de uso e também novas necessidades.

Por esse motivo, podemos ver o profissional Copywriter se tornando responsáveis pelo uso da copy nas empresas. Esse profissional deve criar o texto, e escrevê-lo diretamente para uma futura ação do cliente.

Ele adequa o texto com base em dois elementos, sendo a pesquisa e a análise. Deixando ele adequado para a persona, e pesquisa para conseguir utilizar métricas que sejam valiosas.

Relação com o marketing de conteúdo:

Algumas pessoas confundem Copywriting e Marketing de conteúdo, acham que eles são a mesma coisa. Mas não é bem assim, a copy possui o objetivo de aumentar a taxa de conversão. E o marketing de conteúdo tem o objetivo de passar informação.

Eles trabalham aliados com o Inbound Marketing, formando uma estratégia perfeita para alcançar objetivos. E fica melhor ainda se a copy tiver as técnicas de persuasão e decisões estratégicas eficientes.

Copywriting erros:

É muito comum ocorrer erros no texto que possui copy, e muitos deles podem ser evitados para que a empresa consiga alcançar o resultado esperado com a publicação. Vamos conhecer os detalhes do Copywriting erros mais comuns, para que você consiga corrigir e não cometer nenhum deles:

1 – O anúncio não tem clareza:

O anúncio deve ser escrito com muita clareza, principalmente quando eles são divulgados para clientes novos que não conhecem seu site. Essa clareza ajuda o leitor a entender melhor o seu conteúdo, passando a confiar e sentir segurança no que você ofereceu.

2 – O anúncio é muito artificial:

É importante que seu texto tenha criatividade e inteligência, e esse é um dos erros mais cometidos por várias empresas que utilizam Copywriting. Se o texto for criativo e escrito de maneira inteligente, vai conquistar toda a atenção do público. Caso contrário o leitor simplesmente sai do anúncio e não lê nada.

3 – Definir o público errado:

O erro fatal que atrapalha exatamente tudo! É muito importante estudar e conhecer quem é o público-alvo do seu negócio, determine o perfil ideal baseado na persona que teria interesse em seu serviço ou produto. Somente depois você vai saber a forma certa de escrever para eles, pois nada adiantaria escrever sobre coisas que não interessam o público.

4 – Não entender os benefícios do produto:

É muito importante que você entenda e consiga transmitir a importância e benefícios que seu produto oferece, caso contrário o cliente não vai ter interesse em fazer a compra. Ninguém fecha um negócio sem conhecer os benefícios que ele possui, sem entender a necessidade que tem sobre aquilo. Pensando nisso, você deve focar em todos os benefícios que seu produto ou serviço pode entregar.

5 – Não usar gatilhos mentais:

Os gatilhos são as técnicas utilizadas para influenciar decisões que o cliente poderá ter durante o processo de negócio. Os argumentos utilizados no momento da venda conseguem trazer mais aproximação de converter o visitante em consumidor.

Não usar esses gatilhos é um grande erro, perdendo a chance de aumentar a taxa de conversão e conseguir mais vendas. Estude sobre eles e as formas que você pode aplicar no seu negócio.

6 – Exagerar ao destacar os benefícios:

Falar dos benefícios e vantagens que seu produto tem é muito importante, mas sem exagero para não se tornar um erro. Isso prejudica o relacionamento com os clientes, e pode irritar alguns deles. Alguns se tornam haters da sua marca, e começam a falar mal dela por aí. Evite que isso aconteça, mantenha um equilíbrio.

7 – Utilizar dados errados:

Escrever usando números reais e certos é fundamental, além disso cite a fonte comprovando tudo. Nunca utilize números falsos para impressionar o leitor, não pense que os detalhes escritos em anúncios passam despercebidos! As pessoas notam tudo e grande parte delas vão checar as informações, consultar as fontes e verificar os números. Portanto, não cometa esse grande erro e mantenha sua honestidade.

8 – Erros gramaticais ou ortográficos:

Muitas vezes vemos anúncios que foram escritos com esses dois erros, e isso sempre chama uma atenção negativa. O público esquece a mensagem e foca no erro. E isso causa um grande problema na credibilidade do seu produto, e de todo o restante que sua empresa poderia passar para o cliente.

Conclusão:

Você acabou de ler a maioria dos Copywriting erros que acontecem por aí na internet. Se você trabalha com essa ferramenta, é importante que tenha atenção nesses e outros erros. Não cometer nenhum deles é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa, aumentar a taxa de conversão e conquistar um número maior de vendas.

Além disso, vai passar mais credibilidade e confiança para o cliente sobre o seu serviço, produto ou empresa. Evite as mentiras, sempre seja honesto pois os clientes sabem quando estão sendo enganados e isso é muito prejudicial.