Evipes - O Checkout dos Campeões

Como e por que fazer mais ofertas na Black Friday

A Black Friday é um dia importante do ponto de vista comercial e já se consagrou com um evento tradicional para o varejo brasileiro, tanto online como offline.

No Brasil, 58% dos consumidores aproveitam este dia de descontos para comprar os produtos de que precisam a um preço especial, enquanto 39% aproveitam para antecipar as compras dos presentes de Natal.

Nos últimos anos, as empresas passaram de oferecer descontos exclusivamente na Black Friday para estender suas ofertas por uma semana inteira, aproveitando a febre de consumo.

Certamente, esse movimento permite que eles se beneficiem de mais vendas e se posicionem à frente da concorrência.

A Black Friday pode beneficiar um negócio em muitos outros aspectos além da venda de produtos. Mas tudo depende da capacidade que esse negócio tem de realizar um bom volume de ofertas na ocasião.

Confira agora quais são esses benefícios da Black Friday e como aumentar a quantidade de ofertas para o seu público.

Como seu negócio se beneficia para além das vendas na Black Friday

Obviamente que o maior benefício que a Black Friday oferece para um negócio é a injeção de capital no caixa da empresa gerada pelas vendas.

Porém há outros benefícios indiretos que o evento traz. Veja.

Aumento no tráfego do site

Os consumidores procuram ofertas online. E quando encontrarem a sua, visitarão o seu site e sua marca ficará mais conhecida.

Planejar descontos e anúncios certamente ajuda seu site a ter mais visibilidade.

Injeção de verba no caixa

Em 2019, 48,8% dos entrevistados afirmaram ter feito compras na Black Friday que de outra forma não teriam feito, enquanto 24% dos usuários disseram não saber com antecedência quais produtos comprarão, mas se inspiram nos produtos oferecidos.

Aquisição de novos clientes

Conseguir novos clientes pode ser caro, mas a Black Friday oferece a oportunidade de fazer isso em um momento estratégico (ou seja, quando o Natal está chegando, a temporada de vendas mais movimentada do ano).

Se o cliente estiver satisfeito com sua oferta, é muito provável que ele volte a comprar de você, o que equilibra a receita que você “perdeu” com o desconto.

Uma oportunidade para esvaziar o armazém

Finalmente, a menos que você não precise de um depósito porque está usando o dropshipping como método de logística, pode ser útil criar ofertas especiais para liberar seu depósito e, assim, abrir espaço para produtos de alta demanda no Natal.

Leia também 8 dicas essenciais para você vender mais na Black Friday. Preparamos 8 dicas especiais para você nesse artigo!

Como fazer mais ofertas por lead para aumentar as vendas

Durante a Black Friday, as pessoas procuram pelo menos 20% de desconto nos itens que pretendem comprar e você precisa ser competitivo.

Você também pode considerar adicionar um presente grátis para cada transação, para gerar conversões.

Durante o fim de semana da Black Friday, quanto maior o desconto, melhor. A maioria dos varejistas oferecerá pelo menos 20% de desconto, outros oferecerão um desconto de 50% para novos clientes ou descontos especiais para quem comprar mais itens. Seja criativo com suas ofertas e promoções.

Outras duas dicas para sua Black Friday é exibir claramente os descontos na página inicial, para ajudar seus clientes a entender a conveniência, e adicionar um banner de contagem regressiva, que comunica urgência e cria expectativa.

Implemente a venda cruzada e aumente o volume de compras do consumidor

Para aumentar ainda mais as vendas para os clientes que já estão perto de finalizar a compra, nada melhor do que recorrer ao upselling e cross-selling para oferecer outros produtos relacionados, como combos com mais de um produto, ou oferecendo um desconto para um versão mais atualizada de um produto.

A Evipes tem todas as ferramenta que você precisa para dobrar ou triplicar as suas vendas. Por exemplo, a ferramenta de cross-sell: nesta, você tem a opção de automatizar ofertas complementares que atendam necessidades adicionais que não foram atendidas pelo oferta inicial, aumentando o ticket médio do comprador.

O cross-selling é uma estratégia de vendas que consiste em sugerir produtos complementares desde a primeira compra. Por exemplo, se o cliente comprou uma passagem de avião, ofereça a ele uma reserva em um hotel. Com isso, aumenta-se o ticket médio para aproveitar melhor o público já cativo.

Um dos melhores exemplos de como a venda cruzada é feita é a Amazon. O gigante das compras online para cada produto apresenta itens semelhantes em até 3 blocos diferentes na página do produto. Graças a um layout atraente, torna mais fácil para os clientes visualizar rapidamente todos os estilos, cores e combinações de produtos possíveis de uma forma otimizada.

Aconselhar o cliente sobre a parte de acessórios de um produto, inconscientemente, lembra-o da necessidade de elementos adicionais que, no caso do e-commerce, se traduzem em um aumento significativo no total de pedidos. Essa estratégia é essencial para itens que requerem peças adicionais e precisam de manutenção regular.

O cross-sell é tão poderoso que a própria Amazon admitiu em declaração oficial que essa estratégia é responsável por mais de 35% de todo o faturamento da empresa.

Como fazer uma venda cruzada (cross-sell)?

Para gerar vendas cruzadas é necessário conhecimento do cliente e também algumas estratégias que devem ser implementadas.

Porém, é importante lembrar-se de que quando você respeita os gostos e escolhas do cliente, será muito mais fácil fazer vendas cruzadas. Se ele estiver comprando um par de tênis, você pode oferecer meias esportivas, mas certamente não uma gravata, certo?

Identifique os momentos certos para a proposta cruzada: o produto complementar deve ser sugerido depois que o cliente já decidiu pela compra, nem antes nem muito depois.

Respeite as regras do marketing: nunca se esqueça que você está vendendo uma solução, não apenas um produto. Concentre-se nos benefícios que o cliente terá. Se o cliente não os compreender, não vai aderir à oferta.

Mais opções da Evipes para você dobrar seus resultados

Os consumidores estão familiarizados com a Black Friday e sabem que o preço de muitos produtos será drasticamente reduzido.

No período que antecede a Black Friday, as vendas diminuem à medida que os consumidores esperam para comprar para aproveitar o desconto.

As vendas também podem desacelerar no período após a Black Friday. Em 2019, 43,1% dos entrevistados afirmaram ter comprado produtos com descontos que não teriam comprado de outra maneira.

Aproveite a maré da Black Friday e aumente o volume de oferta. 

Além da opção de cross-sell, a Evipes conta com ferramentas de down-sell, up-sell e order bump para aumentar o volume de vendas sem que você precise gastar mais por isso.

Sem falar no Checkout Personalizado e totalmente responsivo que a plataforma oferece aos seus usuários, gerando mais confiança para os atuais e futuros clientes. 

A Evipes também se compromete com a recuperação de vendas e boletos por meio de envios automáticos de mensagens por WhatsApp, SMS e e-mail. 

Não perca mais tempo e se cadastre na Evipes.