Evipes - O Checkout dos Campeões

Bancos de imagem: Uma seleção dos melhores, gratuitos e diferentes!

Marketing Digital

Blog

Todo profissional de marketing digital em algum momento já teve que recorrer à um banco de imagens para ilustrar seus artigos no blog, para fazer posts em redes sociais ou até mesmo para inserir em um anúncios. E nesses momentos nada melhor do que ter uma lista de sites onde você encontra essas imagens disponíveis para usar nos seus projetos. E se for gratuito então, melhor ainda.

E para que você entenda o poder do conteúdo visual e como isso impacta no seu negócio, selecionei um dado interessante sobre o tema: Quando as pessoas apenas ouvem informações, é provável que se lembrem de apenas 10% delas três dias depois.

Porém, se uma uma imagem relevante for combinada com as mesmas informações, as pessoas se lembrarão de 65% das informações no mesmo período de tempo.

Além disso, também é importante pontuar que posts com imagens recebem mais compartilhamento nas redes sociais. Em alguns casos o engajamento chega a ser até duas vezes maior.

Neste artigo nós vamos listar uma série de bancos de imagem, alguns gratuitos, outros não. Os sites que citamos a seguir também possuem divergências em relação ao licenciamento das imagens, e por isso a nossa dica é que você sempre confirme se é necessário dar os créditos para o autor.

Já salva esse artigo nos seus favoritos para consultar sempre que você precisar, e vamos para a lista!

Freepik

Freepik

Além de imagens, no Freepik você também consegue baixar vídeos, vetores, ícones e arquivos PSD para os seus projetos. O banco conta hoje com mais de um milhão e meio de arquivos e possui uma versão grátis e uma versão premium. A diferença é que na versão grátis é necessário dar os créditos em algumas imagens.

Assim como os outros bancos que vamos citar aqui, vale a pena fazer assinatura do plano premium caso o seu volume de downloads seja muito alto. Se você tiver um volume menor, geralmente as versões gratuitas dão conta.

Unsplash

unplash

O Unsplash é outro famosíssimo banco de imagens. Ele impressiona pela beleza das fotos, que são de uma qualidade estética muito boa. Além disso, as imagens estão sob a licença Creative Commons Zero, o que significa que elas são livres de direito autoral.

Ele é muito simples de usar. Basta acessar, procurar pelo termo do seu interesse, baixar a imagem e pronto. Uma dica para facilitar as suas buscas é usar a palavra-chave em inglês.

Nappy

Nappy

Com o objetivo de aumentar a diversidade e a representatividade de pessoas negras em peças publicitárias, sites, blogs e redes sociais uma agência de Nova Iorque criou o Nappy, um banco de imagens contendo apenas fotos de pessoas negras. A agência identificou que era muito difícil encontrar fotos de negros fazendo coisas comuns, como usar um computador, segurando uma xícara de café, crianças negras brincando e a partir disso o Nappy surgiu.

As imagens são gratuitas e em alta resolução. Que tal apostar na diversidade nas suas estratégias de conteúdo?

Pexels

Pexels

Outro site com imagens de tirar o fôlego e que vão deixar seus posts muito mais bonitos e atrativos: o Pexels. Todas as fotos deste banco podem ser usadas gratuitamente, sem a necessidade de dar os créditos. Mas, como eles mesmos citam no site “dar crédito ao fotógrafo ou ao Pexels não é obrigatório, mas é sempre bem-vindo.”

Aqui também vale a dica de sempre fazer a pesquisa em inglês.

Death To The Stock Photo

Death to Stock

O Death To The Stock Photo tem uma proposta um pouco diferente dos demais. Ele se propõe te enviar por e-mail 20 novas fotos todos os meses, gratuitamente. Basta acessar, fazer o cadastro com o seu e-mail e o primeiro pacote chegará assim que você se registrar.

Reshot

Reshot

O Reshot é outro banco de imagem que se diferencia dos demais. Isso porque ele promete fotos diferentes, escolhidas a dedo. E navegando no site você percebe que as imagens ali realmente possuem uma identidade diferente dos demais bancos, que costumam ter muitas fotos posadas e frias. No Reshot as fotos parecem mais reais.

E o melhor é que todas as fotos podem ser usadas gratuitamente, para fins pessoais ou comerciais.

Vecteezy

Vecteezy

Estamos falando de imagens neste post, mas nem só de fotos vive o produtor de conteúdo, não é mesmo? Portanto, se você também costuma trabalhar com vetores, vale a pena conhecer o Vecteezy, um banco com gráficos vetoriais para uso pessoal e comercial. Assim como outros bancos que citamos aqui, ele possui uma versão gratuita e outra paga, onde você conta com mais benefícios e um número maior de downloads.

Dicas para escolher imagens para os seus projetos

Agora que você já conhece os principais bancos de imagem, selecionamos algumas dicas para que você faça boas escolhas para os seus projetos.

  • Opte por imagens que acrescentam algo para o leitor. Lembre-se que a imagem também comunica algo e essa escolha deve ser planejada.
  • Evite imagens que passam a mesma mensagem e que são repetitivas. Para que o seu conteúdo se torne mais atraente o ideal é usar imagens diferentes entre si. Um exemplo disso são os blogs sobre trabalhar online e todas as fotos são de pessoas no computador.
  • Aposte na diversidade! (O Nappy vai te ajudar nisso!)
  • Jamais use imagens com qualidade ruim. Isso além de atrapalhar a experiência do usuário também passa uma sensação de desleixo e falta de profissionalismo.
  • Pessoas se conectam com pessoas. Sempre que possível opte por imagens com figuras humanas, e não apenas computadores e objetos, por exemplo.
  • Escolha imagens que se conectam com a sua persona. Se você estiver falando para um público mais sênior, não faz sentido ficar usando fotos apenas de jovens, não é mesmo?
  • Varie o tipo de imagem que você usa nos seus posts e nas suas redes sociais. Você pode usar fotos, infográficos, ilustrações, capturas de tela… Isso deixa o seu conteúdo mais interessante e mais rico.
  • Seja criativo! Use imagens que fazem o seu público pensar, ou até mesmo que tenham algum tipo de senso de humor. Isso faz com que o seu conteúdo seja mais divertido e mais atraente.

Direitos autorais

direitos autorais imagens

E já que estamos falando deste assunto, não poderíamos deixar de falar sobre direitos autorais. Se você já é um empreendedor digital, provavelmente já ouviu algum caso de alguém que foi processado por usar imagens de terceiros.

Além de ser considerado antiético é crime e você pode ter que responder legalmente por isso ou até mesmo ter que desembolsar um dinheiro para indenizar o dono da imagem.

Portanto, jamais use imagens que não são da sua autoria sem dar os devidos os créditos. E mesmo que você esteja usando arquivos de bancos gratuitos, é importante verificar os direitos de uso, porque em alguns casos ainda será necessário dar os créditos para o autor.

Outra dica valiosa, é que sempre que possível, o ideal é que você produza suas próprias imagens. Tenha fotos dos seus produtos, crie um banco de imagens específico para as suas redes sociais, blog, anúncios. Pense no seu cliente, no tipo de conteúdo visual que se conecta com ele. Isso além de fazer com que você tenha um acervo específico e alinhado com os seus objetivos, os seus post se tornarão únicos.

Esperamos que o artigo de hoje tenha te ajudado a escolher melhores imagens para os seus projetos! Deixamos algum banco de imagem de fora? Deixa nos comentários para que mais pessoas possam conhecê-lo!