Evipes - O Checkout dos Campeões

As 4 principais fontes de tráfego para afiliados

Afiliado

Blog

As 4 principais fontes de tráfego para afiliados

Imagine duas lanchonetes: uma que fica numa avenida movimentada, onde passam muitos carros, ônibus e pessoas caminhando nas calçadas; e outra que, apesar de ser muito bonita e oferecer ótimos lanches, fica numa rua pouco movimentada de um bairro residencial…

Qual das duas você acha que tem mais chances de vender mais lanches por dia? A que fica na avenida movimentada, certo?

Porque a lanchonete que fica na avenida está em um lugar onde tem mais tráfego de pessoas. Logo, existe mais chances de ter pessoas com fome entrando no estabelecimento da lanchonete.

As vendas online seguem a mesma lógica. O tráfego na internet é o fluxo do consumo de conteúdo dos usuários que estão em atividade nela. E esses usuários estão acessando milhares de “lugares” para satisfazerem suas necessidades.

Eles estão fazendo pesquisas no Google, assistindo vídeos no Youtube, abrindo suas caixas de e-mail, brigando por política no Facebook, curtindo fotos de viagens no Instagram, compartilhando memes com os amigos por mensagens e por aí vai…

Você constrói um “estabelecimento” comercial na internet através de plataformas que alojem os seus conteúdos, que funcionam mais ou menos como o letreiro da lanchonete: mostra o que é vendido ali para atrair pessoas interessadas nas ofertas.

Então não basta você ter um site, uma loja virtual e um blog para ter um negócio que realmente funcione na internet. Você tem que saber onde você vai colocar a sua lanchonete para as pessoas verem, entrarem, pedirem o lanche e abrirem suas carteiras.

Uma das coisas maravilhosas do mercado digital é que você pode colocar o seu negócio em várias “avenidas” ao mesmo tempo: você pode ter diferentes fontes de tráfego simultâneas que vão levar os usuários a acessarem o seu site.

Você, como afiliado, pode ter um negócio muito rentável na internet se souber montar alguns pontos comerciais com tráfego, mesmo que seja vendendo o “lanche” dos outros.

Neste artigo, vamos falar mais sobre quais as 3 principais fontes de tráfego para trabalhar como afiliado. Acompanhe até o final e entenda o que vale mais a pena para você.

1 – Tráfego orgânico dos mecanismos de busca

Uma das maiores fontes de tráfego na internet vem diretamente da barra de busca do Google, onde você digita alguma coisa do seu interesse para encontrar respostas.

Só para ter uma ideia, segundo as informações do portal Internet Live Stats, atualmente o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, em todo o mundo.

E conforme aponta o portal Moz, uma das maiores referências em SEO no mundo, 84% dos usuários Google fazem 3 pesquisas ou mais por dia no buscador.

As pessoas pesquisam um tema no Google, clicam nos links que aparecem nos resultados e acessam um site. Isso é o tráfego por mecanismos de busca.

Mas existe só o Google como mecanismo de busca? Não, existem outras plataformas, como Bing e o Badoo. Mas o Google domina nada menos que 92,1% da fatia desse mercado.

Portanto, se as suas páginas aparecem nos primeiros resultados do Google, você terá um bom volume de acessos. Mas para isso acontecer, é necessário realizar um bom trabalho com SEO.

2 – Tráfego por links patrocinados

Esse tipo de tráfego representa basicamente anúncios em diferentes formatos que aparecem em várias plataformas pela web. Vamos tratar dos principais tipos de links patrocinados.

Links patrocinados nos resultados de busca

Esses links também configuram um tipo de tráfego que vem dos mecanismos de busca do Google. Porém, diferente do tráfego orgânico, os links patrocinados são pagos.

Através da plataforma de anúncios Google Ads, você pode colocar o link do seu site nos primeiros resultados da primeira página nos resultados de busca do Google, pagando por cada clique que é recebido.

Rede de Display

Esse tipo de tráfego também é pago por cliques, e disponibilizado pela plataforma Google Ads. Mas sua origem não vem das pesquisas feitas no Google.

Milhares de portais e blogs reservam em suas páginas espaços para banners publicitários, que estão cadastrados no Google Adsense. Nesses banners aparecem ofertas dos anunciantes pagantes do Google Ads.

Anúncios Nativos

Os anúncios nativos, também conhecidos como native ads, são publicações também patrocinadas que aparecem no final de matérias e reportagens pela internet, como se fossem outras matérias recomendadas para o leitor.

Você pode ver exemplos desse tipo de anúncio em conteúdos de grandes portais, como Uol e Terra.

As plataformas mais conhecidas para esse tipo de tráfego são a Outbrain e Taboola, e elas não fazem parte da plataforma de anúncios do Google.

3 – Tráfego das Redes Sociais

Aqui está o fluxo de usuários que estão conectados às redes sociais. As mais utilizadas no Brasil são o Facebook e o Instagram.

Através das plataformas de redes sociais, você pode expor seus conteúdos para um grande número de pessoas. O Brasil tem a 2ª população que mais utiliza redes sociais no mundo inteiro.

Nas redes sociais também podemos dividir o tráfego entre a parte orgânica e a parte patrocinada.

Tráfego orgânico das redes sociais

São as postagens dos conteúdos que você publica e que aparecem no feed de notícias das pessoas que te seguem nessas redes.

Hoje em dia o tráfego orgânico nas redes sociais é cada vez menor. Estima-se que em média apenas 4% da sua base de seguidores receba organicamente as suas publicações. Portanto, seria necessário ter uma grande base de seguidores para conseguir algum tráfego relevante dessa forma.

Porém, no Facebook, ainda existe uma fonte de tráfego orgânico bem qualificada, que são os grupos temáticos dos quais você pode participar e interagir.

Tráfego pago das redes sociais

O Facebook também tem a sua própria plataforma de anúncios, chamada Facebook Business Manager. Através dela você consegue dar maior alcance para suas publicações com links que levem para suas páginas.

É na plataforma Facebook Business Manager que você também faz anúncios para o Instagram.

A grande vantagem dessa plataforma é que você pode definir um público bastante específico para direcionar para suas páginas, de acordo com os próprios interesses dele. Assim as chances de levar pessoas que realmente tenham interesse nas suas ofertas são maiores.

4 – Tráfego do Youtube

Outra fonte de tráfego importante é a plataforma do Youtube. Além de servir como entretenimento, o site também funciona como uma ferramenta de pesquisa, sendo inclusive o segundo site mais acessado do mundo.

E no Youtube existem basicamente duas maneiras de você direcionar tráfego para as suas páginas.

Fizemos um artigo especial, com técnicas de Youtube para afiliados. Leia e descubra muito mais!

Criação de Conteúdo para o seu Canal

A primeira é bem óbvia: gravando e postando vídeos. Produzir conteúdo relevante vai atrair as pessoas para assistir os seus vídeos. E através deles você pode indicar o seu site ou até mesmo as suas ofertas. Além disso, no campo de descrição do vídeo você também colocar links para as suas páginas

Vídeos e links patrocinados

Você com certeza já foi impactado por anúncios enquanto estava vendo vídeos no Youtube.

Os vídeos patrocinados são comerciais que podem aparecer antes ou no meio da reprodução de um vídeo que o usuário esteja assistindo. Você pode usar o mesmo recurso através do Google Ads, que também é a plataforma onde se gerenciam os vídeos de publicidade para Youtube.

Mas se você não sabe como fazer vídeos e mesmo assim quer usar o Youtube como fonte de tráfego, você pode optar pelos banners de publicidade que também aparecem ao longo dos vídeos e que levam os usuários às suas páginas.

Comece a usar as melhores fontes de tráfego e ganhe dinheiro com os produtos da Evipes

A Evipes é uma plataforma inovadora de marketplace com várias ferramentas exclusivas para afiliados venderem melhor na internet.

Nela você encontrará recursos que nenhuma outra plataforma tem para otimizar o seu investimento em tráfego, fazendo mais vendas com o menor gasto possível.

A plataforma acaba de ser lançada e milhares de profissionais do marketing digital já estão usufruindo desses recursos exclusivos para obterem resultados expressivos.

Faça agora o seu cadastro na Evipes, e desfrute de todas as ferramentas da plataforma!