Evipes - O Checkout dos Campeões

Afiliado: Como escolher um nicho para trabalhar?

Afiliado

Blog

Man working on his laptop

Podemos ver várias pessoas buscando formas de trabalho para ganhar dinheiro na internet, e hoje em dia temos centenas de áreas e profissões. Uma delas é a de Afiliado, onde uma pessoa consegue aumentar sua renda vendendo produtos digitais.

Mas o que é um produto digital? É o conteúdo que um profissional criou para ser acessado pela internet, ele pode ser um e-book, uma plataforma de curso online, ou outros tipos.

Se você tem interesse em conhecer tudo sobre o afiliado, como funciona e como escolher um nicho para começar a vender, continue lendo o conteúdo que separamos para você:

O que é ser um afiliado?

Estamos falando da pessoa que trabalha com marketing de afiliados nas redes sociais, e a cada venda que ele conseguir realizar irá receber uma comissão. O valor é definido pelo produtor, assim como as regras de afiliação. Os afiliados podem receber 50% ou até mesmo 90% de comissão por cada venda.

O mais interessante desse tipo de trabalho, é poder vender vários tipos de produtos. Logo, o afiliado trabalharia vendendo em mais de uma rede social! Por exemplo, ele cria uma voltada para aulas de academia, outra para pessoas que estudam em concursos, e assim por diante.

Lembrando que é importante entender pelo menos o básico desses assuntos que ele vai vender, afinal como vai explicar ou criar conteúdo para a rede social sem conhecer nada do que está trabalhando? Isso daria errado.

Mas calma, não entenda errado. Você não precisa ter uma graduação ou mestrado para conseguir realizar essas vendas, somente estamos dizendo que é importante ter conhecimento na área. Qualquer pessoa pode ser um afiliado, basta ter disposição e criatividade para trabalhar fazendo marketing de afiliado e chamar a atenção do cliente.

Afinal, se o cliente não comprar pelo seu link você não recebe sua comissão! Vamos entender sobre isso:

Comissão dos afiliados, como funciona?

Como dissemos antes, o valor da comissão varia de cada produto e também da pessoa que criou e definiu os preços dele. Existem produtos que podem oferecer até 90% de comissão por cada venda! Mas é importante entender como funciona o processo para receber essa comissão.

Depois do cadastro o afiliado recebe um link conhecido como “link de afiliado”, e esse mesmo deve ser divulgado para os clientes realizarem a compra do produto. Caso o cliente não realize a compra por esse link, o afiliado não recebe a comissão.

A plataforma onde o produto e o afiliado estão registrados fica responsável por toda a transferência do pagamento da comissão, que é enviado para a conta que o próprio afiliado definiu.

Benefícios em ser um afiliado:

Ser um afiliado e trabalhar vendendo produtos digitais, pode trazer inúmeros benefícios para sua vida pessoal e profissional. Se o afiliado for criativo, conseguir se dedicar e ter comprometimento, com certeza vai ter ótimos resultados. Vamos conhecer alguns dos benefícios:

  • Mais liberdade: o afiliado consegue ter mais tempo para realizar outras tarefas e até mesmo ter momentos sociais. Não precisando trabalhar oito horas por dia em uma empresa, ele poderá trabalhar com mais dedicação e em curtos períodos indicando e vendendo os produtos.
  • Mais lucros: o afiliado vende o conteúdo que foi criado por alguém, portanto ele não terá problemas caso a venda não seja satisfatória, e nem gastar nada. Ele receberá a comissão sem nenhum desconto.
  • Trabalhar com criatividade: Ele é livre para usar a estratégia que achar melhor para divulgar e vender o produto, diferente de uma empresa que todos seguem o mesmo padrão, o afiliado poderá inovar e colocar toda sua criatividade no trabalho.

O que é um nicho?

Podemos dizer que nicho é um grupo pequeno ou inexplorado de consumidores, ou seja, o público para qual vemos como uma oportunidade de negócio. Em resumo, o nicho é importante para que você tenha uma garantia de todos os recursos que estiver investindo, por exemplo, dinheiro, mão de obra e tempo. Transformando tudo em reconhecimento do seu público, e consiga gerar tráfego para sua empresa.

Além disso, quando você define o nicho também consegue ter um planejamento de marketing e sair na frente dos concorrentes, conseguindo ter uma comunicação melhor e assertiva com o público e potenciais clientes da sua marca.

Como escolher um nicho:

O primeiro passo é descobrir em qual mercado você quer trabalhar, e podemos encontrar centenas de possibilidades para iniciar como afiliado. Por exemplo:

  • Conteúdos de academia;
  • Alimentação;
  • Concursos
  • Saúde;

Depois será necessário que você identifique um problema, ou seja, qual será a solução que você poderá vender para suprir a necessidade de um cliente. Também será preciso que seja feito uma avaliação de todo seu conhecimento, sendo eficiente para conseguir falar e vender o produto com maior propriedade.

A demanda também é muito importante, se existe um problema também teremos pessoas procurando por uma solução. Logo, temos uma demanda para aquele nicho. Observe os comentários e buscas na internet, pergunte para potenciais clientes sobre intenções e necessidades.

É interessante você escolher um nicho que conheça a fundo, ou esteja disponível a estudar e entender sobre ele

Ferramentas para ajudar nessa escolha e pesquisa:

Existem várias ferramentas para conseguir finalmente escolher o nicho que você vai trabalhar, vamos conhecer duas delas:

Facebook:

O Facebook possui centenas de grupos que podem ajudar como fonte de ideias, e até mesmo podemos encontrar potenciais clientes dentro deles. Entre nos grupos de afiliados, interaja, leia as duvidas e aprenda com as respostas dos outros.

Faça perguntas. Sim, não tenha vergonha de perguntar e interagir. Observe as discussões, e use para suas pesquisas sobre o nicho que está avaliando.

Google:

O Google possui um autocomplete em seu buscador, possuindo várias ideias de nichos que são muito úteis.

Para conseguir encontrar, basta escrever o nome do produto (como palavra-chave) com complemento, os resultados serão todos os nichos que você poderá investir.

Isso te ajuda muito a entender quais são as principais dúvidas do público alvo, assim você pode usar essas informações em suas campanhas independente de onde for anunciar.

Nesse exemplo, uma das buscas é “como emagrecer em uma semana”, assim você pode fazer uma imagem com um calendário por exemplo, mostrando que é possível emagrecer em uma semana. Varias ideias podem surgir.

Conclusão:

Agora que você conheceu sobre o trabalho do afiliado, e como escolher um nicho para investir, inicie agora mesmo suas afiliações e comece a fazer vendas. Lembrando que é importante conhecer sobre marketing de afiliados, para ter resultados melhores e conseguir gerar mais tráfego para sua marca ou perfil.

Esperamos que você consiga boas vendas com todas as dicas que passamos aqui neste conteúdo, confira mais dicas para afiliados em nosso blog Evipes.