Evipes - O Checkout dos Campeões

Afiliado autoridade ou afiliado árbitro: Características, vantagens e particularidades desses dois tipos de afiliados

Um mercado imune à crise e em constante expansão. Diante dos grandiosos números – e com muitas falsas promessas de dinheiro fácil – que envolvem o marketing de afiliados, muitas pessoas acabam caindo de paraquedas em um negócio que muitas vezes não é tão familiar para elas. O que não é um problema, já que o mercado de afiliados é tão democrático que mesmo as pessoas sem experiência podem começar a trabalhar, ter resultados expressivos e muitas vezes maiores do que se estivessem trabalhando em um emprego formal.

Mas diante deste cenário é muito comum encontrar pessoas que não sabem exatamente por onde começar. Devido a baixa barreira de entrada, uma das formas mais fáceis de começar a empreender na internet é como afiliado.

Se você chegou até aqui, provavelmente esse é o seu caso. E foi pensando nisso, que o artigo de hoje foi escrito. Vamos te explicar nas próximas linhas o que é um afiliado e quais os tipos de profissionais. Continue lendo e saiba tudo!

Afinal, o que é um afiliado?

Um afiliado é um profissional que possui habilidades de vendas através da internet e possui a permissão para vender um produto de uma terceira pessoa. Ou seja, ele usa seus conhecimentos para divulgar online uma determinada mercadoria – que pode ser um curso online, um e-book ou até mesmo um produto físico – e ganha uma comissão cada vez que aquele produto é vendido através da sua indicação.

Se engana quem pensa que esse modelo de negócio é algo novo. Desde os anos 90 a Amazon já possui o seu programa de afiliados, o que também contribui para o seu crescimento e fez dela uma empresa líder no seu mercado.

Outro ponto importante sobre ser um afiliado é que ele também é um empreendedor, já que ele gerencia o seu próprio negócio. Ter a visão de empreendedor desde o começo do seu negócio online é de essencial para que você possa construir algo sustentável e de longo prazo.

Existem basicamente dois grandes grupos de afiliados no mercado, o afiliado árbitro e o afiliado autoridade. Iremos falar mais detalhadamente sobre eles a seguir para que você entenda exatamente em que categoria você se encaixa ou qual caminho você deve seguir para começar a fazer suas vendas online.

O que é um afiliado autoridade?

afiliado autoridade

Como o próprio nome sugere, o afiliado autoridade é aquele que já possui audiência e autoridade em um determinado nicho, autoridade essa que pode ter sido construída por meio de um blog ou por meio de conteúdo em redes sociais, como por exemplo Facebook, Instagram ou até mesmo YouTube.

Esse tipo de afiliado conhece profundamente as pessoas que o acompanham, entendem suas necessidades, medos e desejos. E por isso, possui bastante propriedade ao ofertar um produto para os seus seguidores, já que ele sabe exatamente o que eles querem.

Uma outra característica de um afiliado autoridade é o fato de que ele deve ter um volume de tráfego interessante em seus canais. E eu falo isso no plural porque esse tipo de profissional geralmente está em mais de uma rede, afinal de contas, toda a sua autoridade é construída através da produção e entrega de conteúdo. Ele deve possuir um público nichado e se posicionar como especialista naqueles assuntos que ele aborda em suas redes.

O afiliado autoridade geralmente é um grande produtor de conteúdo da internet, como por exemplo, os influenciadores. E a grande vantagem desse tipo de afiliado é o fato de que o público geralmente confia muito nas suas indicações, o que abre caminho para as vendas.

Para as pessoas que desejam trabalhar neste formato é extremamente importante que elas tenham paciência e resiliência, já que o trabalho de se tornar uma referência em determinado assunto leva tempo. A vantagem é que geralmente o investimento é menor, e depois que você se torna reconhecido em determinado mercado e constrói uma audiência fiel, essas pessoas te acompanharão por muito tempo.

O que é um afiliado árbitro?

afiliado árbitro

Já o afiliado árbitro é aquele que domina as estratégias de vendas online. Ele geralmente não está atrelado a apenas um nicho e não precisa ser reconhecido naquele mercado em que está fazendo suas vendas.

A grande diferença entre o afiliado autoridade e o afiliado árbitro é que o primeiro é reconhecido pelos seus seguidores, e o segundo, não aparece no momento da venda, ou seja o afiliado árbitro é anônimo e não precisa mostrar o rosto para vender seus produtos.

Para uma trajetória de resultados como afiliado árbitro é necessário que o profissional seja especialista principalmente em tráfego pago, ou seja, que tenha domínio de estratégias por meio de anúncios. Outro diferencial é o conhecimento de técnicas de copywriting.

Um dos maiores benefícios de se posicionar desta forma é o fato que os resultados geralmente são mais rápidos, visto que diferentemente do afiliado autoridade, você não precisa de meses ou até mesmo anos construindo a sua reputação na internet. Além disso, ele pode se afiliar a diversos produtos, explorando outros nichos e inclusive conseguindo vender aquilo que está mais em alta naquele momento, o que garante muito mais flexibilidade.

Esse é um profissional muito valorizado no mercado de afiliados e marketing digital atualmente, mas exige muita dedicação e estudo de ferramentas, além de ser necessário um investimento inicial para rodar os seus anúncios e conseguir escalar suas vendas.

Outra questão a se considerar sobre o afiliado árbitro, é o fato de que quando ele não investe mais, o retorno também para de chegar.

Devo me tornar um afiliado árbitro ou um afiliado autoridade?

A resposta para essa pergunta depende habilidades que você já possui, das que você tem mais facilidade para desenvolver e da forma como você prefere se posicionar no mercado.

Se você é o tipo de pessoa que domina as estratégias de vendas online, conhece as principais plataformas de veiculação de anúncios, se tornar um afiliado árbitro pode ser um caminho interessante.

Porém, se você já possui sites ou canais com audiência em um determinado nicho é natural que você siga o caminho do afiliado autoridade.

Outro ponto que é importante considerar para escolher que caminho seguir é a questão da visibilidade, já que o afiliado árbitro geralmente atua nos bastidores e, no caso do autoridade, os resultados são mais expressivos quando ele coloca sua cara e sua identidade no conteúdo que ele produz.

Sou produtor, qual é o melhor tipo de afiliado para o meu produto?

Se possível, o ideal é contar com os dois tipos de afiliados nas suas estratégias de vendas. O afiliado árbitro consegue dar escala ao seu produto, fazendo com que ele alcance mais pessoas. Já o afiliado autoridade geralmente confere mais credibilidade, já que se trata de uma pessoa especialista em determinado assunto, reconhecida naquele nicho, indicando aquele produto em questão.