Evipes - O Checkout dos Campeões

8 principais métricas do marketing digital

Marketing Digital

Blog

8 principais métricas do marketing digital

As métricas do marketing digital podem nos ajudar em várias questões se forem usadas corretamente. Conseguindo apresentar os lugares que estamos errando, nos guiando a direções para corrigir os caminhos e nos mostrar oportunidades novas.

Mas, mesmo com todo esse potencial, alguns gestores ignoram o uso das métricas. Perdendo a oportunidade de conseguir medir os resultados, utilizando apenas alguns cliques.

Já outros levam em consideração apenas as métricas de vaidade, ou seja, levam em consideração apenas a quantidade de seguidores, curtidas, visualizações em redes sociais. Isso não apresenta quase nada sobre o negócio, podemos valorizar ainda mais as métricas que são relacionadas a geração de oportunidades, vendas ou de redução de custos.

Se você tem interesse em conhecer as principais métricas do marketing digital, e entender como você pode usá-las continue lendo as dicas abaixo:

Marketing digital:

Antes de todas as métricas e suas aplicações, devemos saber se realmente conhecemos o que é o marketing digital. Podemos dizer que é o conjunto de atividades que uma pessoa ou empresa utiliza na internet. Tendo o objetivo de atrair novos negócios, proporcionar novos relacionamentos, desenvolver sua marca ou aumentar sua taxa de conversão.

O marketing possui muitas estratégias como o SEO, marketing de conteúdo, Inbound marketing e as métricas.

Métricas do marketing digital:

As métricas são as informações que utilizamos para conseguir medir e ter um acompanhamento sobre o desempenho das ações que a pessoa ou empresa, está tendo ao utilizar o marketing digital. Sendo assim, são dados que apresentam resultados positivos ou negativos, sobre as atividades executadas na internet.

O uso dessa ferramenta é muito importante, por meio dela conseguimos saber se o planejamento que usamos está realmente funcionando. Também conseguimos saber o que poderá ser otimizado, se existe algum problema ou previsibilidade nas ações futuras.

Conseguindo esses dados, podemos ter a indicação dos erros e os pontos que precisam de alterações e melhorias.

Por meio disso, conseguimos ter um aumento de lucros e livre de preocupações financeiras.

Algumas métricas do marketing digital:

Para que você consiga entender melhor sobre o uso das métricas, separamos algumas delas que são muito importantes. Todas elas devem ser integradas em suas estratégias de marketing digital, seja você uma organização ou empresa.

1 CAC – Custos, aquisição e valor por Cliente:

Utilizamos o CAC para conhecer os gastos que a empresa tem para conquistar seus consumidores. São calculados todos os custos e despesas com o marketing e vendas durante um período, comparando com o número dos consumidores novos.

Quando os resultados forem obtidos, você poderá analisar se está positivo ou não. Se sua estratégia de marketing está utilizando recursos de mais, você deverá analisar e pensar em uma nova estratégia.

2 ROI – Receitas Obtidas e Investimentos:

Essa métrica trata diretamente do lucro, sendo uma das mais importantes. É indispensável ter o conhecimento sobre o retorno que uma ação teve, por exemplo, ações de anúncios em campanhas, estratégias e outros.

Podemos usar o ROI para saber quanto tivemos de torno sobre o valor investido. Também podemos descobrir quando devemos escalar os investimentos. Por meio do ROI podemos saber se a empresa ou organização está em ponto positivo, mantendo a capacidade de produção. Ele recomenda o aumento de investimento no marketing digital da empresa.

3 Ticket médio como métrica:

Ela aponta os valores que cada cliente gasta em serviços ou produtos, que são fornecidos por uma empresa. Se identificamos que o ticket médio se encontra baixo demais, conseguimos usar algumas estratégias para torná-lo maior.

Primeiro devemos encontrar o ticket médio mensal, onde poderemos usar para o cálculo de outras métricas.

4 LTV – Tempo de vida dos clientes:

Ela nos permite analisar cada receita dos consumidores e quanto geraram para a empresa, durante o tempo de assinatura ou contrato.

Usado por pessoas que trabalham com produtos ou serviços pontuais, ajudando e fornecendo uma comparação mais facilitada. Analisando apenas o ticket médio, devemos estar com o custo maior para conseguir concretizar a venda.

5 CPC – métrica de Custo Por Cliente:

Durante campanhas de tráfego pago, precisamos da métrica sobre o custo por cliques. Para conseguir determinar o valor que está sendo investido para cada pessoa ser levada até um site de destino.

Por meio dela também conseguimos informações das versões dos anúncios que são apresentados, e quais devem ser descartados da campanha.

6 CTR – métricas com base na taxa de Cliques:

Quando temos informações sobre a quantidade de cliques, conseguimos ver a real efetividade dos anúncios. Por meio disso, conseguiremos avaliar vários aspectos do anúncio, por exemplo: as palavras-chave, segmentação, textos e imagens que foram usadas.

7 CPL – Custos por leads:

É muito importante ter cuidado com algumas estratégias de marketing, pois nem todas têm foco em alcançar e gerar leads. Precisamos ter uma relação entre o consumidor e empresa, e ter conhecimento sobre o curso por cada um dos leads é indispensável.

Caso o custo por lead seja alto, as conversões deles em clientes precisam ser boas ou o ticket médio de cada cliente deverá ser alto. Sempre fique atento a esses números, levando em consideração os valores sempre baixos.

8 – Taxa de conversão:

Todos sabemos que a conversa é o passo que o cliente dá para virar um cliente ou consumidor. Podemos utilizar a taxa de conversão para vários fins, e sempre devem estar como objetivo principal em estratégias para atividades de marketing digital.

Para conseguir aumentar sua taxa de conversão, sempre fique atento ao conteúdo e estratégias que você utiliza. Aplique as métricas e analise os pontos que devem ser melhorados, tendo como resultado uma taxa de conversão melhor.

Conclusão:

Agora que você entendeu as métricas do marketing digital, coloque todas em prática. Tenha paciência e persista nas ações, para conseguir trabalhar com muitos números e ferramentas do marketing digital e conseguir aumentar a sua taxa de conversão.

Estude e conheça a aplicação dessas e de outras métricas que podem ser usadas nas suas estratégias de marketing digital, conseguindo ter resultados maiores para seu produto digital, sua organização ou empresa.