8 dicas essenciais para você vender mais na Black Friday | Evipes Blog

8 dicas essenciais para você vender mais na Black Friday

Finanças

Blog

Durante anos as grandes redes americanas vem oferecendo descontos muito acessíveis em produtos de todos os tipos para incentivar as compras de Natal. A Black Friday nasceu desta tradição, e esse sucesso também chegou ao Brasil, que está cada vez mais presente, ano após ano.

Não só por causa dos potenciais clientes que procuram descontos e estão prontos para gastar. Mas principalmente por ser uma oportunidade imperdível de aumentar a oferta de produtos e atingir um maior número de vendas, usando sobretudo as plataformas online.

Talvez o que muitos comerciantes não saibam é que é muito importante planejar com antecedência a estratégia de criação de campanhas promocionais específicas para este evento.

Quer saber o por quê?

Por que durante o fim de semana que acontece a Black Friday há um aumento absurdo na quantidade de campanhas promocionais. Isso significa que existem muito mais empresas anunciando que o normal e que, portanto, o investimento em anúncios neste período fica muito mais caro.

E, além disso, com esse aumento de empresas ofertando, fica mais difícil competir pela atenção do consumidor.

Confira a seguir neste artigo algumas dicas que vão te dar uma luz sobre como realizar mais vendas durante a Black Friday.

Como superar a concorrência na Black Friday?

É fundamental planejar e organizar o trabalho com antecedência, de preferência contando com um profissional para criar uma estratégia sólida que traga resultados.

Não importa se você vende online ou não, a Black Friday é uma oportunidade de ouro para aumentar seu faturamento!

Mas, se você quer fazer a sua oferta chegar a um grande número de pessoas, com certeza você deve estudar uma estratégia para campanhas de anúncios em redes sociais na Black Friday.

Hoje as redes sociais que possuem o maior número de usuários (e consumidores) é o Facebook e o Instagram.

Usando essas plataformas, você pode mostrar ofertas para quem já conhece a sua marca ou produto, que com certeza serão as pessoas que têm maiores chances de comprar no seu e-commerce aproveitando os descontos da Black Friday que você vai oferecer.

O Gerenciador de Negócios do Facebook (o Facebook Business Manager) é a ferramenta que permite você anunciar nessas duas plataformas. Com ele você consegue criar públicos semelhantes aos fãs de sua página e usar um banco de dados de contatos (por exemplo, solicitações recebidas por e-mail, clientes que compraram em seu site no passado, etc.).

Se você não possui um comércio online, também pode aproveitar o Facebook e o Instagram para criar uma loja virtual dentro das plataformas.

Além disso, a ferramenta oferece a interessante função de cupom. Desta forma, mesmo se você realiza as vendas offline, seu negócio vai se beneficiar dessas estratégias de marketing em mídias sociais.

Quais as melhores estratégias para vender mais na Black Friday?

A Black Friday já é um hábito do mercado consumidor brasileiro há mais de 10 anos. E ao longo de cada edição, os especialistas em marketing puderam testar diferentes estratégias na prática e constataram o que dá resultado e o que não dá.

Confira a seguir algumas dicas já testadas por diferentes agências de marketing e que comprovadamente dão certo.

# Dica 1 – Esquente o público criando antecipação

Alguns dias antes, comece a publicar alguns posts que antecipem os descontos da Black Friday. Desta forma, o seu público estará pronto para comprar no dia em que começarem os descontos, e as estatísticas das publicações já lhe oferecerão dados de quantas pessoas estão interessadas nos seus produtos ou serviços.

# Dica 2 – Teste diferentes criativos para anúncios

Um conselho que você definitivamente deve seguir é sempre publicar diferentes tipos de postagens. Você pode usar diferentes vídeos, animações e fotos para promover seus descontos na Black Friday.

Analise nas métricas das postagens quais são os posts que geram maior interesse de compra, e foque seus investimentos neles.

# Dica 3 – Pense sempre em anunciar para dispositivos mobile

Você sabia que 88% dos acessos no Facebook acontecem através de dispositivos móveis?

Portanto você deve ter o cuidado de verificar se o seu comércio eletrônico é responsivo para dispositivos móveis para não correr o risco de trazer para o site pessoas que não estão no celular, pois isso pode dar algum problema de exibição das páginas.

Graças a boas estratégias de vendas nesta época, uma empresa pode aumentar em até 40% ou mais o seu número de pedidos. Então tenha muito cuidado com esse detalhe.

# Dica 4 – “Convide um amigo e ganhe desconto”

Através das suas redes sociais você pode organizar uma campanha onde os clientes terão oportunidade de obter um super desconto ao indicar um amigo.

O cliente e seu amigo devem comprar um produto cada para obter a oferta.

Este tipo de estratégia pode ser utilizada em qualquer tipo de produto ou serviço e você também pode limitar o mínimo de gasto, as condições do desconto e afins.

# Dica 5 – Temporizador de contagem regressiva da página Black Friday

Você pode definir um cronômetro de contagem regressiva em sua página de destino para lembrar os clientes da hora da promoção.

Ao usar o temporizador, você dá a ênfase visual ao tempo que está passando para começar e aquilo fica mais vivo na memória do consumidor, além de reforçar o caráter de antecipação.

# Dica 6 – Contagem regressiva de produtos

Diferente do cronômetro de contagem regressiva da página de Black Friday, que mostra quanto tempo falta para começar, o cronômetro de contagem regressiva do produto mostrará quanto tempo falta para se encerrar o desconto.

Quando um cliente está interessado em um determinado produto, ele definitivamente verificará o preço, os custos de envio, o tempo estimado e outras informações.

Portanto, adicione a contagem regressiva na página do produto. Isso vai criar um senso de urgência no visitante da página do produto, e aumentará as chances dele comprar na hora para não perder o desconto.

# Dica 7 – Ative os dados de tendências ao vivo

São notificações que aparecem nas páginas de ofertas e na página de pagamento, que mostram para o consumidor que outras pessoas estão comprando ao mesmo tempo em que ele está pensando se vai comprar ou não.

Um elemento de urgência como esse na finalização da compra pode encorajar o usuário a comprar.

# Dica 8 – Envolver e fidelizar os clientes

Esta é uma fase muito importante, criando interação com o consumidor após a compra.

Não pare na Black Friday. A fidelidade do cliente não acontece em poucos dias. É um compromisso de longo prazo que visa desenvolver um relacionamento constante com os compradores para levá-los a repetir as compras por meio de comunicações no site, canais sociais, e-mails e mensagens.

Uma estrutura de planejamento desse tipo é chamada RACE:

  • Reach – atrair
  • (inter)Act – interagir
  • Convert – converter
  • Engage – engajar

Aposte nessa estrutura, ela foi projetada precisamente para oferecer aos clientes uma excelente experiência de compra.

Conheça as ferramentas da Evipes para vender mais na Black Friday

A Black Friday ganha cada vez mais força a cada edição que passa. Para se ter uma ideia, só o varejo físico movimentou R$ 3,2 bilhões na edição de 2019.

A ideia não é apenas vender produtos, mas principalmente conquistar novos clientes através dos descontos. Nesse evento, o consumidor está aberto a gastar mais, pois ele já se prepara para a data.

E uma vez que o consumidor entrar em contato com uma experiência de compra com a sua marca ou seu negócio, e ela for realmente boa, ele tenderá a comprar mais vezes de você mesmo fora da Black Friday.

Mas saiba que é necessário planejamento e muito empenho em executar essas estratégias. Porque a concorrência é muito acirrada, e você precisa ter recursos para entrar nessa corrida.

A Evipes pode te ajudar com esses recurso, porque é a plataforma de marketplace com a maior variedade de ferramentas para realizar mais ofertas e promoções.

Seja você um vendedor, um afiliado, um prestador de serviços, um produtor de conteúdo… na Evipes você pode cadastrar seus produtos e serviços, criar páginas de venda e ter um checkout de pagamento que não te deixa na mão, pois é preparado para aguentar um grande número de usuários online.

Aproveite e conheça agora a plataforma Evipes, fazendo seu cadastro rapidamente com alguns dados, e explore todas as ferramentas disponíveis para vender online na Black Friday.

➥ Quero conhecer as ferramentas Evipes oferece