Evipes - O Checkout dos Campeões

5 Dicas para fidelizar clientes e lucrar mais

Você já se perguntou o que faz um cliente fiel a uma loja, marca ou empresa? Caso sua resposta seja não, saiba que esse processo realizado como pós-venda é ideal para aumentar os lucros.

As pesquisas apontam que os clientes fiéis são 60% mais responsáveis pelas vendas de uma loja ou empresa. Portanto, fidelizar os clientes irá aumentar o faturamento e diminuir o esforço em captação de novos. Todos sabemos que atrair novos clientes gera grandes gastos, logo, investir em fidelização de clientes em seu negócio irá diminuir esses e outros gastos.

Para ajudá-lo ou ajudá-la, separamos 5 dicas para fidelizar clientes e obter mais lucros em seu negócio. Confira:

Qual a importância em fidelizar clientes?

Várias empresas gastam milhões para conseguir conquistar novos consumidores, enquanto os clientes antigos ficam esquecidos. Muitas vezes essas mesmas empresas não sabem como fidelizar clientes, e isso custa 7 vezes menos do que captar novos clientes.

Portanto, a fidelização de clientes é importante por ser mais fácil de gerar receita, ou seja, é mais fácil fazer o mesmo cliente continuar comprando em sua empresa do que procurar por novos consumidores.

Dessa forma, vender para as mesmas pessoas irá passar uma experiência melhor com seu negócio e aumentar seus lucros. Convencendo eles a se interessarem por mais produtos e serviços, por exemplo.

Para fazer isso existem estratégias e dicas que podem ser seguidas usando o marketing e funil de vendas por exemplo. Com elas você pode obter:

  • Melhores relacionamentos;
  • Clientes fiéis ajudam a melhorar o produto ou serviço;
  • Custos menores e mais lucros;
  • Indicações e feedbacks.

Agora que você entendeu sobre a importância e vantagens em fidelizar seus clientes, veja as dicas que preparamos.

5 Dicas para fidelizar clientes:

Analisamos as melhores dicas para te passar neste artigo, todas elas irão ajudar a fidelizar os clientes e consequentemente, obter mais lucros. Veja quais são elas:

  • Conheça sua persona:

É importante definir quem é sua persona, para ter sucesso na hora de vender apenas para aqueles que possuem interesse. Conheça o seu cliente, assim ficará mais fácil vender e fidelizá-los em sua empresa.

Obtenha todos os detalhes possíveis desse público, ajudando a personalizar seu produto, atendimento ou serviço. Para facilitar esse processo, tente responder às seguintes perguntas:

  1. Quem é seu cliente em potencial?
  2. Do que esse cliente gosta não gosta?
  3. Como ele gosta de ser atendido?
  4. O que é fundamental para ele concluir a compra?
  5. Quais soluções você poderá oferecer?

Com essas informações você poderá garantir que o cliente condiz com o perfil da empresa, e o produto ou serviço que é oferecido.

  • Ofereça o melhor atendimento:

ofereça um atendimento de qualidade e que tenha um diferencial em sua empresa. Proporcione ao cliente uma experiência única, será praticamente  impossível que você seja trocado pela concorrência.

Ofereça o melhor produto ou serviço, melhore os preços, promoções, vantagens e muitas outras coisas que podem chamar atenção e atrair o cliente. Durante o atendimento você poderá seguir o seu funil de vendas, sabendo exatamente as etapas em o cliente está para melhor a experiência durante e depois da compra.

  • Produza conteúdos:

O Marketing de conteúdo contribui muito na fidelização de cliente, depois da compra esse consumidor precisa entender como usar o produto ou obter retorno com seu serviço.

E os textos publicados em seu blog, vídeos e muitas outras formas de conteúdos, ajudam os clientes. Muitos conhecem esta etapa como “Conteúdos de pós-venda ou suporte”. Eles ajudam grandemente para educar o cliente sobre o produto ou serviço oferecido em sua empresa, e também informa o cliente sobre os bons resultados que eles podem obter.

  • Surpreenda os clientes:

É importante cumprir mais do que o prometido, esta é uma forma de surpreender o cliente e fidelizar. Você pode enviar um brinde, pequenos mimos ou entregar algo a mais do que prometeu e demonstrar a importância que o cliente possui.

Assim você poderá mostrar que valoriza a opinião do cliente e que ele faz a diferença no seu  negócio.

Poucas empresas surpreendem os clientes no dia a dia, e essas pequenas ações encantam e trazem mais resultados. Você pode procurar formas de surpreender os clientes, o que enviar, brindes e assim por diante.

Esta também é uma forma de gerar uma nova experiência positiva para o cliente, e fazer com que ele retorne ao seu negócio. Vá além das expectativas do seu cliente.

  • Peça por Feedbacks do cliente:

Acreditar que sua empresa é a melhor do mercado é importante, porém, é essencial escutar isso dos clientes. Dessa forma você poderá descobrir o que pensam sobre sua empresa, o que deve ser melhorado ou evitado, como está a relação dos clientes com seus serviço ou produto,  como está o seu atendimento e muitas outras coisas.

Você também poderá publicar os comentários, eles servem como “provas sociais” sobre a qualidade do seu serviço ou produto. Esta também é uma forma de fidelizar os clientes e de atrair novos e mais lucros.

Trabalhe focado nessas dicas junto do marketing digital, marketing de conteúdo e Funil de vendas. Falamos sobre todos eles aqui no Blog da EVIPE.

Estratégias para fidelização de Clientes (Bônus):

Preparamos esse bônus para te ajudar com algumas estratégias que podem ser usadas junto com as dicas que passamos. Essas estratégias são mais conhecidas como programas para fidelizar clientes, e você pode implementá-los em seu negócio. Veja quais são eles:

  • Calendário de comunicação;
  • Onboarding;
  • Programa de fidelidade;
  • Programa de responsabilidade social corporativa;
  • Newsletter.

Conclusão:

Agora que você conheceu o que é a fidelização de clientes, a importância, dicas e estratégias que podem ser aplicadas em sua empresa, você pode aplicar tudo que aprendeu para obter mais lucros.

Lembre-se de sentar-se com uma equipe e definir estratégias usando seu funil de vendas, e outras estratégias para ajudar seu negócio. Os resultados obtidos com clientes fiéis são excelentes e surpreendentes, como dissemos é mais fácil vender para o mesmo cliente do que investir apenas em captação. Para aprender sobre outros assuntos entre em nosso Blog.